O Ceste apresentou aos gestores dos 12 municípios localizados na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), o Plano de Marketing de Turismo Regional. A finalidade do plano é implementar um conjunto de ações de comunicação para divulgar o potencial turístico dos municípios abrangidos pelo empreendimento. A ação se estendeu até as comunidades com a realização de palestras sobre como atrair o turista de grande potencial. Temas como “Atendimento e Hospitalidade no Turismo” e “Resíduos Sólidos e o Turismo”, ministrados por representantes da agência Public e Unitins, empresas contratadas pelo Ceste, foram destaques nessa rodada.
O Plano tem como foco principal divulgar o potencial turístico da área de abrangência da Usina de Estreito de modo a contribuir para o desenvolvimento local e regional. Desde 2008 o Consórcio vem realizando estudos e pesquisas na região com o objetivo de conhecer o perfil do turista e de identificar seus atrativos turísticos.
Outra ação prevista é a revisão do Inventário da Oferta Turística, para identificação e registro dos atrativos turísticos municipais. Esse inventário consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo, um importante instrumento para promoção da atividade nos municípios.
Plano de mídia
Para divulgar o potencial turístico dos 12 municípios envolvidos, o Ceste desenvolveu um plano de mídia com uma série de peças de comunicação: portal na internet, e-mail marketing, calendário de eventos culturais e religiosos, display para depósito de peças de comunicação, guia turístico da área de abrangência da Usina, banners, cartão postal e livro passatempo. Também serão instaladas placas indicativas dos principais pontos turísticos da região. (Assessoria de Imprensa Ceste)