Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Investigações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Programa Vigiar, alerta a população da Capital sobre os riscos à saúde diante da baixa umidade relativa do ar prevista para os próximos dias.

Segundo Ana Paula Marques, responsável pela Unidade de Resposta Rápida (URR) da Semus, durante toda a semana a umidade relativa do ar estará abaixo dos níveis seguros. "O alerta serve para que pessoas que fazem alguma atividade expostas ao sol, como carteiros, ambulantes, atletas e frequentadores das praias, se atentem às recomendações e evitarem, assim, complicações de saúde", informa.

Segundo Ana Paula, alguns dos sintomas que o período de baixa umidade pode propiciar são sangramento no nariz, irritação nos olhos, complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas e ressecamento da pele são alguns dos sintomas que podem surgir nesse período.

Recomendação

A enfermeira do Cievs, Rosa Virgínia Duarte, recomenda que sejam evitados locais com aglomerações de pessoas em ambientes fechados pois o ressecamento das mucosas diminui a proteção contra infecções. "Aquela recomendação de umidificar os ambiente de casa com vaporizadores, toalhas molhadas ou bacias com água continua valendo. Outra dica é usar soro fisiológico nos olhos e narinas para amenizar os sintomas de ressecamento e se, realmente for preciso realizar alguma atividade ao ar livre, a orientação é permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas", explica.

A legislação municipal proíbe a queima de lixo domésticas em Palmas, com possibilidade de multa. A proibição visa reduzir a liberação de gases poluentes na atmosfera. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da Semus, Cláudio Flatin, “os gases liberados pela queima de lixo doméstico agravam a qualidade do ar, predispoem as pessoas a desenvolver agravos respiratórios, sendo as crianças e idosos os mais atingidos” - alerta , engenheiro que coordena o Programa Vigilância da Qualidade do Ar (Vigiar) em Palmas.

Referência da Umidade Relativa do ar de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS):

ESTADO DE ATENÇÃO

ESTADO DE ALERTA

ESTADO DE EMERGÊNCIA

Entre 30 e 20%,

Entre 20 e 12%

Menor que 12%

- é melhor evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas

- recomendável suspender exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;

- é preciso interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas;

- umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, umidificação de jardins etc

- evitar aglomerações em ambientes fechados;

- determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados;

- sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas

- usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.

- manter umidificados os ambientes internos, principalmente quartos de crianças, idosos, hospitais, etc.

- usar colírio de soro fisiológico

ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.

- usar colírio de soro fisiológico ou água boricada para os olhos e narinas e beber muita água.