Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para informar e alertar a população de Palmas sobre doenças respiratórias causados pela queima de lixo e biomassa, agentes de endemia do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) distribuirão nas visitas domiciliares materiais educativos sobre os riscos à saúde causados pelo uso inadequado do fogo.

Para isso, os agentes participaram de reunião na tarde da última quarta-feira, 24 de julho, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para fechar estratégias de sensibilização da comunidade. Para atuar, os agentes passaram por capacitações ministradas por técnicos da Semus e da Defesa Civil de Palmas.

Para o responsável pelo Programa de Vigilância da Qualidade do Ar (Vigiar) em Palmas, Rivalson Abreu Aires, orientar a população sobre o perigo de se usar o fogo para queima é uma estratégia importante para a mudança de hábitos, como a queima de lixo doméstico no quintal.

Queima

Segundo o coordenador de Vigilância Ambiental da Semus, Cláudio Flatin, o perigo vem dos gases produzidos pela combustão. "As queimadas provocam o aumento da poluição atmosférica, favorecendo a redução da umidade do ar e prejudicando a umidade relativa do ar." Flatin ainda explica que a queima é passível de punição, de acordo às legislações ambientais municipal e federal, e deve ser denunciada pelo telefone 190 para combate dos focos e identificação dos responsáveis.

Reflexo

De acordo com o secretário da Saúde, Nicolau Esteves, “nessas épocas, com clima mais seco e surgimento de focos de queimadas aumentam, em média, em 30% a demanda por atendimentos por síndromes respiratóriasnas unidades de saúde de Palmas”, explica. Segundo Esteves, esse aumento na demanda pode ser evitado com a atuação educativas dos agentes e, especialmente, com a colaboração da população. (Ascom Semus)