Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Palmas conta com 150.526 eleitores aptos a votar

Palmas conta com 150.526 eleitores aptos a votar Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Palmas conta com 150.526 eleitores aptos a votar Palmas conta com 150.526 eleitores aptos a votar

O candidato a prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) repercutiu  matéria publicada no portal UOL, sobre o valor do voto nas capitais brasileiras. De acordo com o estudo publicado pelo site, Palmas teria o voto mais caro do País, 18 vezes mais caro que o do Rio de Janeiro, por exemplo. “É reflexo do modelo da política realizada no Tocantins, de favorecimentos e de compra de votos, que precisa ser mudado”, pontuou.

Carlos Amastha, que declarou um gasto de R$ 5 milhões para conduzir sua campanha eleitoral, reforçou, “eu e minha família construímos um patrimônio e hoje temos condições de nos desfazermos desse valor para cobrir os custos da campanha. Há candidatos que declaram um gasto que não condiz com sua renda, daí surge a dúvida sobre a origem dos recursos”.

O candidato lembrou que durante o debate na TV Bandeirantes, defendeu o financiamento público para campanhas. “Tenho convicção que deve existir o financiamento público para manter todos no mesmo patamar e não gerar dúvidas sobre a proveniência do recurso usado pelos candidatos”.

Amastha pontuou acreditar que esse quadro vai mudar. “Na verdade, creio que a mentalidade do eleitor está mudando, ele está avaliando a contribuição de cada candidato à cidade e não aceita mais as mesmas práticas de se fazer política”.

A pesquisa divulgada calculou o valor médio de cada eleitor disputado pelas coligações majoritárias das capitais, a partir dos tetos de gastos de campanha registrados pelos partidos e coligações no Tribunal Superior Eleitoral. Em Palmas, as coligações somaram um valor final de R$ 28,2 milhões, na cidade que conta com 150.526 eleitores aptos a votar. (Ascom Amastha)