Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Taipas localiza-se no sudeste do Tocantins

Taipas localiza-se no sudeste do Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Taipas localiza-se no sudeste do Tocantins Taipas localiza-se no sudeste do Tocantins

O candidato a prefeito Joaquim Carlos Azevedo (PSD) venceu a eleição suplementar deste domingo, 1º de setembro, na cidade de Taipas, localizada no sudeste do Tocantins e à 340 km da capital Palmas. A diferença foi de apenas 39 votos da Coligação Novo Caminho, encabeçada pela candidata a prefeita Maria do Socorro Carvalho dos Santos (PSDB).

Azevedo obteve 731 votos, sendo eleito com 50,24% dos votos válidos. Maria do Socorro, 692 votos (47,56% dos votos válidos) e Enivaldo Ferreira dos Santos (PV) ficou em terceiro lugar, com 32 votos (4,2% dos votos válidos).

A convocação de novas eleições se deu por conta da cassação do diploma de Orlando Proência e seu vice Jefferson Antunes, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Proência, teve seu diploma cassado por abuso de poder político.

Além de Taipas, eleitores de outros quatro municípios do País foram às urnas neste domingo: Goiatuba (GO), Santana de Cataguases (MG), Soledade (PB), Augusto Pestana (RS).

Os eleitores tiveram que voltar às urnas porque as eleições de outubro do ano passado foram anuladas pela Justiça Eleitoral. O registro dos candidatos a prefeito que obtiveram mais de 50% dos votos válidos foi negado. Assim, a Justiça Eleitoral anulou os votos recebidos por esses candidatos, que ficaram impedidos de ser diplomados e empossados.

Posse

De acordo com o calendário eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Joaquim Carlos Azevedo tem até o dia 20 de setembro para ser diplomado. O prazo final para posse é 23 de setembro. (Atualizada às 10h30)