Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, e representantes de órgãos ambientais parceiros se reuniram  para tratar dos trâmites para implantacão do Parque Aquícola para produção de peixe em tanque rede no Estado.  Os estudos de demarcação das áreas  devem ser concluídos, nos próximos meses.  O encontro aconteceu, na tarde de quinta-feira, dia 9,  no gabinete da Seagro, em Palmas.

Ao falar das ações que estão sendo realizadas, Café ressaltou a importância do Parque para o desenvolvimento da atividade e também para a economia regional. “O projeto possibilitará a geração de renda para os pequenos, médios e grandes criadores de peixes, em propriedades,comunidades e assentamentos”, destacou.

Para a presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Miyuki Hyashida, a implantação do Parque está avançada. “A nossa meta é resolver o mais rápido possível as tramitações, e assim, colocar em prática esta atividade promissora para o Tocantins. Sabemos que é um seguimento expresivo tanto para a alimentação humana, quanto para a expansão do mercado consumidor”, enfatizou.

De acordo com representante do Ministério da Aquicultura e Pesca e superintende da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Josafá Ribeiro Maciel, ao total estão sendo demarcadas oito localidades, perfazendo um total de 480  hectares de lâmina de água. “Os estudos de validação da demarcação estão na fase final, depois teremos as outras etapas, licencianento ambiental, seleção de produtores, entre outras, mas em 2013 acreditamos que concluiremos todas as fases de criação do Parque”, disse o Superintendente. (Ascom Seagro)