Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os eleitores do município de Cariri do Tocantins, que pertencem a 2ª Zona Eleitoral de Gurupi, participaram no último sábado, 11, de simulado das eleições/12. A simulação ocorreu na Escola Municipal Divina Ribeiro Borges. No local foram instaladas seis seções eleitorais, cada uma com quatro mesários.

Nestas eleições foram utilizados candidatos fictícios para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. O teste nas urnas eletrônicas tem como finalidade preparar a infraestrutura para o pleito de 07 de outubro. Durante o simulado os eleitores votaram por meio da identificação biométrica.

Segundo o auxiliar judiciário da 2ª ZE, Joanes Barbosa, “as Eleições Simuladas oferecem as condições necessárias para que todos os testes referentes aos aplicativos das urnas eletrônicas sejam monitorados, o que garante a segurança plena para as Eleições Oficiais”.

Sistemas eletrônicos

Neste processo foram verificados os sistemas eletrônicos da Justiça Eleitoral, como  totalização dos votos, armazenamento e transferência de dados pelo sistema JE Connect. Os simulados aconteceram em todo país e atendem recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Ascom TRE-TO)