Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Será realizado nesta terça-feira, 28, a partir das 8h30, na Fazenda Maria Mole, no município de Monte do Carmo, a cerca de 100 km da Capital, o 1º Dia de Campo Integração Lavoura Pecuária. O evento é uma realização da empresa Tortuga, e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro). O objetivo é discutir estratégias e alternativas para engorda do gado, mesmo no período de estiagem (seca), aproveitando para isso a área em que são cultivadas outras culturas, como a soja.

Devido à falta de chuva e escassez de alimentos nesta época do ano, a tendência é que os animais percam peso. No entanto, a partir da técnica, que consiste em utilizar a área onde foi feita a colheita da soja para colocação dos animais, espera-se que o rebanho se mantenha em engorda e gere lucros ao produtor. “Quando o agricultor tira a soja e coloca o gado, ele continua a ter lucro, pois a agricultura ajuda a pecuária e vice-versa. O gado vai se alimentar do que sobrou da produção, ao mesmo tempo em que contribuirá para melhorar as condições do solo, pois irá deixar ali um adubo natural”, explicou o supervisor de vendas da Tortuga, Eduardo Serra de Macedo.

Segundo Macedo, os produtores presentes ao Dia de Campo irão conferir alternativas viáveis para ocupar esta área, que antes era utilizada para produção da safrinha de sorgo ou milheto. “Vemos que a opção pela criação de gado na área é mais rentável, pois quem plantou safrinha este ano não teve tanto lucro”, apontou.

O evento contará ainda com a apresentação do técnico de campo da Tortuga, Danilo Mariano Figueiredo. (Ascom Seagro)