Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorre nesta quarta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da área técnica do tabagismo, desenvolve ações de prevenção durante o ano todo, para isso, os 139 municípios do Tocantins estão recebendo materiais informativos e preventivos de Combate ao Fumo.

O principal objetivo da programação é reduzir os índices de mortalidade causados pelo tabagismo e a prevalência de fumantes. Além disso, outras ações são realizadas durante o ano, como visitas em escolas de Palmas, por meio do Programa Saber Saúde, com entrega de folders, panfletos e CDs conscientizando os jovens sobre os malefícios causados pelo cigarro.

Os profissionais de saúde da Sesau percorrem ainda, restaurantes, bares e lanchonetes da capital distribuindo materiais informativos e conscientizando as pessoas sobre hábitos saudáveis.

A gerência técnica do tabagismo, Joelma Vilela, destaca que para o tratamento do fumante, o Estado possui Ambulatórios de Abordagem e Tratamento do Fumante em 17 municípios: Araguaina; Bernardo Sayão; Buriti Tocantins; Chapada de Areia; Dianopolis; Divinópolis; Guaraí; Gurupi; Lajeado; Miracema; Miranorte; Palmas; Porto Nacional; Paraíso; Pugmil; Taguatinga; Tocantínia.

Tratamento

Joelma ressalta que o tratamento realizado nos ambulatórios do SUS, no Tocantins é realizado com formação de grupos composto com 10 a 15 pessoas, dura um ano, e o uso medicamentoso é de até três meses. “Mas nem todos os pacientes precisam usar, sendo que, esses medicamentos são indicados para as pessoas que têm maior grau de dependência”, destaca.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o tabagismo mata por ano 200 mil pessoas, deste total, 23 morrem por hora. Dessas, 25% são causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio; 45% por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos; 85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica); 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral). 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);

De acordo com dados da Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2011, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2010, 14,8% dos adultos residentes em Palmas eram fumantes e, em 2011, esse índice caiu para 12,5%. O maior percentual de fumantes é do sexo masculino (16,4%), enquanto as mulheres representam um percentual de 8,6%.

O Ministério afirma que existe cerca de 4.720 substâncias presentes na fumaça dos derivados do tabaco, o que confirma que o tabagismo seja responsável por aproximadamente 50 doenças. Das quais destacam: hipertensão arterial; aneurismas arteriais; úlcera do aparelho digestivo; infecções respiratórias; trombose vascular; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce; complicações na gravidez. (Ascom Sesau)