Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Único candidato a prefeito de Palmas a inserir em seu plano de governo o fortalecimento de ações afirmativas visando à defesa dos direitos humanos e à diversidade racial, Carlos Amastha (PP) recebeu apoio de representantes de diversos segmentos ligados ao movimento negro, que entregaram a Amastha uma carta com demandas do segmento. O encontro aconteceu no sábado, 1º de setembro, com a participação de lideranças do hip hop, samba, capoeira, funk entre outros.

A abertura de Amastha para o diálogo com o segmento foi um dos diferenciais apontados pelo professor Luiz Carlos Benedito, que é um dos fundadores do movimento negro no Tocantins e articulador do grupo. “Hoje apresentamos ao Amastha demandas históricas do movimento negro, com vistas ao combate ao preconceito, à discriminação e o fortalecimento do movimento. Estamos aqui devido ao espaço democrático que o Amastha nos proporcionou”, pontuou.

Representante do movimento hip hop, o rapper Mano Wilson mandou o seu recado cantando um trecho do rap que escreveu para Amastha. “Vem com nós, chega junto, vamos entrar em cena, é 11 pra prefeito, eu voto sem problema”, quando foi acompanhado por B.boys que representaram a cultura de rua no encontro.

Na ocasião, Amastha destacou a importância de inserir essas ações em seu plano de governo que foi construído de forma democrática. “Diz-se que a discussão da promoção da igualdade racial se refere às minorias, mas na verdade afeta a grande maioria da nossa população, que é formada por negros que a cada dia lutam contra a discriminação e o preconceito presentes na nossa sociedade em pleno século XXI”.

O apoio de diversos movimentos sociais à sua candidatura também foi pontuado por Amastha. “Nossa caminhada é tranquila, aberta e democrática e assim temos recebido a adesão de inúmeros movimentos sociais e esses segmentos não são escada para ganharmos essa eleição, mas serão participantes de uma gestão justa e igualitária”.

O diálogo aberto com o segmento foi aprovado por Vinícius Albernaz, que é representante no Tocantins dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil. “É muito importante um prefeito abraçar essa causa e promover uma gestão que tenha como objetivo promover a igualdade em suas diversas vertentes. A gente sabe que o Amastha também sofreu na pele o preconceito por ser de fora do país, por isso acredito que ele dará atenção a essa causa”.

Entre as demandas apresentadas pelo movimento, estão a criação do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a implantação de políticas municipais de igualdade racial, a implementação das leis federais das ações afirmativas na rede de ensino municipal, o incentivo às manifestações culturais como hip hop e capoeira nas escolas entre outras. (Assessoria de Imprensa)