O escritor Genival Nicolal, de Paraíso do Tocantins, lança seus livros “Retalhos de Mim” e “Eu e o Tocantins”, nesta terça-feira, 4 de setembro às 19h30, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes. Os livros foram contemplados pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural por meio do Prêmio Maximiano da Mata Teixeira 2011 de Apoio à produção literária.
O livro “Retalhos de Mim”, em gênero literário de conto retrata histórias, experiências e trajetórias da vida do escritor utilizando uma linguagem cordelista. Já o cordel “Eu e o Tocantins” faz alusão a sua caminhada e sua estadia no Tocantins e em Paraíso, por meio de poesias.
Escritor
O escritor Genival Nicolal possui 32 títulos editados de cordel. Nasceu no município de Crato, Ceará em 1943 em tempo de seca e de guerra. Teve uma infância pobre e por isso teve que enfrentar a vida nas ruas. Nas ruas conviveu com cordelistas famosos, assistiu a pelejas e aprendeu a arte da rima. Mas só começou a explorar seu dom ao chegar no Tocantins no final dos anos noventa.
Entretanto, o seu primeiro trabalho foi um livro de romance, que conta a história da sua vida, ainda não publicado. “Memórias sagas e sonhos de um retirante”. Depois fez um livro de contos “Retalhos de mim”, agora lançado pela bolsa Maximiano Teixeira.
Obras de cordel do escritor
Não Gosto de Lampião
Ontôi Caboco
Em Festa de Cão Quem Pode Morde
A Vida de Um Pobre Cego
Desafios de Um Ancião
O Casamento Ideal
De Araripina ao Crato
Poderes Abalados
A Vida é Quem se Vai
Desobediência o Castigo do Homem
Retalhos de Cordéis antigos
Do Fio ao Desvio
Lampião e os Antecessores
Último Abismo
Crer Pra Viver