Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O primeiro contato com a música de concerto pode ser o início de uma relação duradoura. É o caminho para um universo enriquecedor. A música exercita a memória, a atenção, o trabalho em grupo, a disciplina, a autoestima e a sensibilidade, e todas essas experiências farão parte da vida de dezenas de estudantes, que iniciam na próxima terça-feira, 11, os ensaios da Orquestra Sinfônica dos Girassóis.

Os ensaios serão realizadas sempre às terças e quintas, a partir das 18 horas, na sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em Palmas. O maestro responsável pelo projeto da orquestra tocantinense é Bruno Barreto, que também é mestre em música. “O projeto propõe a música como uma linguagem dotada de especificidades. Despertar o gosto pela música e trabalhá-la nestes jovens é sinônimo de desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, psicomotoras e sócio afetivas”, explicou.

Ainda segundo o maestro, os alunos que compõe a primeira turma da orquestra foram selecionados levando em conta a aptidão musical. Já as próximas turmas terão critérios definidos por edital, a ser publicado até o fim do mês. 

“A experiência de participar desse projeto será uma mudança de vida para os alunos. Vai transformar a rotina de cada um deles, que irão aprender uma coisa nova todos os dias”, explicou empolgado o instrutor de flauta transversal, Marcos Lima.

Orquestra

Diferente de outros gêneros musicais, a música de concerto valoriza pequenas sutilezas sonoras, detalhes e sons muito suaves. Para isso, são necessários instrumentos de qualidade.

Ao todo foram adquiridas pela Seduc, por meio de licitação, várias unidades dos seguintes instrumentos: flauta transversal, oboé, clarineta em si bemol, fagote, saxofone soprano, saxofone alto, saxofone tenor, trompa em fá/si bemol, trompete em si bemol, trombone de vara, tuba em dó, percussão, violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

A intenção é que até o fim do ano, a Orquestra Sinfônica seja composta por cerca de 100 músicos. A primeira apresentação será no mês de outubro.

Investimento em música

O Governo do Estado investiu, ao todo, R$ 1,3 milhão para a compra de instrumentos musicais para a formação de duas orquestras sinfônicas, duas sanfônicas, seis bandas sinfônicas e 26 fanfarras.

Com a aquisição dos instrumentos, o Tocantins amplia e garante o ensino da música nas escolas que passou a ser obrigatório na rede pública de todo o País. "O Tocantins é um dos poucos estados que cumpre essa determinação. Já temos o Coral Mil Vozes, as fanfarras, e essas novas orquestras vão atender cerca de outras 100 escolas. A intenção do governador Siqueira Campos é expandir esse benefício para todas as escolas estaduais', ressaltou o secretário, Danilo de Melo Souza. (Ascom Seduc)