Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, participou da abertura oficial do XIII Encontro dos Médicos Veterinários do Estado do Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 14, na sede do CREA-TO, em Palmas. O encontro iniciou nesta quinta-feira, 13, com Ciclo de Palestras e encerra hoje com o II Seminário de Responsabilidade Técnica do CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. O evento tem o objetivo de celebrar o dia do Médico veterinário, comemorado no dia 09 de setembro.

Marcelo Inocente, que na ocasião representou o governador do Estado, Siqueira Campos, ressaltou o papel fundamental do médico veterinário na sociedade. “O aquecimento da economia é reflexo do crescimento agropecuário. Resultado do trabalho, empenho e dedicação, em especial, ao profissional veterinário”, disse ressaltando também a valorização do governador ao agronegócio tocantinense.

O presidente do CFMV – Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda, afirmou que no encontro buscam-se novos conhecimentos, que inclui treinar e capacitar os participantes. “Este é um momento de trocarmos idéias e refletirmos sobre nossas responsabilidades para com a medicina veterinária estadual e nacional. Já que temos de zelar pela saúde animal e da população”, disse.

O Superintendente da SFA – Superintendência Federal da Agricultura, Jalbas Aires Manduca, relembrou a luta do Tocantins pela certificação sanitária, livre de febre aftosa, ocorrida anos atrás, e dedicou a conquista aos profissionais da medicina veterinária. “Graças aos esforços, temos hoje sete frigoríficos habilitados à exportação e um status sanitário consolidado. Mas precisamos trabalhar mais, para termos mais produtividade, preservando a saúde do povo”, disse. 

Para o presidente da Soveto – Sociedade dos Médicos Veterinários do Tocantins, Francisco Pereira Ramos, o evento tem o objetivo principal de engrandecer a medicina veterinária. “Este é um momento histórico que deve ser preservado, pois leva mais conhecimento a nossa profissão, que é uma ciência” disse. “O trabalho desenvolvido pelo médico veterinário é de suma importância para o desenvolvimento do Estado e da Agência, que conta hoje com cerca de 200 destes profissionais”, complementa o chefe de Gabinete da Adapec, Lisandro de Souza Peres.

Também participaram do encontro o deputado federal, César Halum, o vice‐presidente do CREA, Gustavo Fayad e demais autoridades. Cerca de 90 profissionais também participam das discussões que devem ocorrer durante todo o dia. (Ascom Adapec)