Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou na ultima segunda-feira, 17, o resultado do chamamento público para fomento de projetos de diversificação econômica e agregação de valor na agricultura familiar Nº.01/2012. A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) ficou classificada em 1º lugar, com o projeto “Inclusão e qualificação dos empreendimentos da agricultura familiar localizados na região do MAPITO no mercado varejista”.

O projeto foi idealizado pelo professor Waldecy Rodrigues do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (NPDR/UFT) e elaborado em conjunto com a professora do curso de economia Ana Cláudia Barroso, a professora Luécia Pereira Silva e contou com a colaboração de uma equipe multidisciplinar da UFT e assistência do Escritório de Apoio a Projetos e Captação de Recursos da FAPTO, proponente.

Barroso explica que o objetivo geral do projeto é inserir os empreendimentos da Agricultura Familiar localizados na Região do MAPITO (área de transição da Amazônia, Cerrado e Caatinga, formada pelos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins) na rede varejista de super e hipermercado. 

“A inserção dos agricultores familiares desta região, área extremamente carente na rede varejista de super e hipermercados proporcionará uma considerável melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e, esperamos também que o projeto contribua com o desenvolvimento da região” destaca a professora.

A professora Luécia conta que o próximo passo agora é aguardar o apontamento dos empreendimentos da Agricultura Familiar na Região do MAPITO, pelo MDA, e levantar a rede varejista de supermercados para elaboração de diagnóstico da AF, bem como identificar as estratégias da rede varejista para futura adequação dos empreendimentos da AF.

Ser classificado em 1º lugar nacional dentre projetos de todo Brasil é muito relevante para o Tocantins. “Atribuo esta conquista primeiramente à formação de uma boa equipe  não só no sentido intelectual e com know how em projetos (NPDR/UFT e FAPTO), mas também a respeito das atividades da agricultura familiar, assim como da região objeto do estudo e no mais a integração e compartilhamento de conhecimento” concluiu Luécia.

O professor Waldecy Rodrigues ressaltou que a aprovação do projeto representa uma competência em expansão na área de pesquisa e extensão em desenvolvimento regional, que está sendo consolidada na UFT. “Espero que esses projetos consigam melhorar a qualidade de vida da comunidade envolvidas. Que estes agricultores familiares consigam colocar seus produtos nas grandes redes varejistas das cidades-polo de cada uma das regiões", pontuou.

Da seleção

Todos os projetos postados no SICONV, passaram primeiramente por uma análise cadastral e documental. Seguindo o atendimento aos critérios do chamamento público, os projetos habilitados foram impressos para análise técnica e pontuados segundo o mérito e qualidade técnica pelo atendimento dos critérios técnicos e de projeto, das diretrizes, da capacidade técnica da proponente e de seus técnicos em atenção as metas propostas.

Das propostas habilitadas, foram aprovadas, conforme critérios de habilitação e classificação técnica estabelecidos pelo chamamento público, as seguintes propostas de custeio para Fomento a Projetos de Diversificação  Econômica e Agregação de Valor na Agricultura Familiar, em ordem de classificação. (Ascom Fapto)