Com mais de R$ 1,6 bilhão a ser investido em infraestrutura, o Tocantins completa 24 anos entre os seis primeiros estados brasileiros com mais malha viária pavimentada e com projetos em execução e em fase de elaboração. De norte a sul, o Governo retomou obras como pontes, bueiros, recuperações de rodovias e pavimentações, dando acessibilidade a toda a população. Tudo isso viabilizado através da credibilidade resgatada junto às instituições financeiras como o Banco Mundial, BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o BBVA, instituição européia.
Segundo informações da Seinfra - Secretaria da Infraestrutura, as obras priorizam escoamento de produção de grãos, acesso a regiões turísticas e consequentemente o desenvolvimento econômico, financeiro e social do Estado. Somente com o Banco Mundial, o Governo conseguiu garantir a continuidade do PDRIS – Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável, que investirá mais de R$ 772 milhões em 72 municípios da região Oeste do Tocantins, em três etapas que compreendem obras como bueiros e pontes em rodovias vicinais e manutenção destas; recuperação de malha viária; 40 km de novo asfalto e reforços institucionais com capacitação de gestores, aquisição de veículos para fiscalização do desenvolvimento das obras, entre outros benefícios.
Junto ao BNDES o Estado garantiu mais de R$ 553 milhões que serão investidos em pavimentação, balizamento do aeroporto de Arraias, construção do Hospital de Referência de Araguaína e construção de novas pontes.
Com o banco europeu BBVA são R$ 346 milhões para mais rodovias e pontes. Todos estes recursos garantirão resultados positivos como dos últimos dois anos em que o Governo entregou 1.200 km em 2011 e 2.00o km em pavimentação previstos para até o final deste ano.
Aeroporto de Mateiros
Segundo a Seinfra, no início do ano que vem começam as obras do Aeroporto de Mateiros, município a 241 Km de Palmas. Na obra serão investidos cerca de R$ 41 milhões, uma parceria entre Governo do Estado e Ministério da Defesa, que vai liberar 90% do projeto por meio do Profaa - Programa Federal de Auxílio a Aeroportos.
O aeroporto terá uma pista de pouso e decolagem de dois mil metros de comprimento por 45 metros de largura e pista de taxiamento de 185 x 23 metros. Essas dimensões permitem a operação de aviões de todos os portes, até mesmo Boeing 737-500, que transporta até 150 passageiros. Ou seja, o novo aeroporto está projetado com o mesmo padrão de Palmas, contando, inclusive, com iluminação noturna, na qual o Governo do Estado vai investir R$ 1,5 milhão, e terminal de passageiros de 600 metros quadrados. (Secom, com informações da Ascom Seinfra)