Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Halum (1ºD) durante encontro com secretário nacional de energia elétrica

Halum (1ºD) durante encontro com secretário nacional de energia elétrica Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Halum (1ºD) durante encontro com secretário nacional de energia elétrica Halum (1ºD) durante encontro com secretário nacional de energia elétrica

Por meio de nota divulgada à imprensa na tarde desta terça-feira, 16, o deputado federal César Halum (PSD), que se posicionou contra a inserção do Tocantins no “Horário de Verão”, afirma que o Secretário Nacional de Energia Elétrica, Ildo Wilson Grüdtner, adiantou que é impossível suspender a medida para o ano de 2012.

Segundo o deputado, ficou acertado com o secretário, que o Ministério de Minas e Energia fará uma aferição especifica do Tocantins, sobre a economia de energia este ano, para que se possa discutir a referida ação para o ano de 2013.

Halum ainda lembra que, em 2008, quando o Ministério de Minas e Energia retirou o Tocantins do “Horário de Verão”, foi devido ao fato que durante os anos em que vigorava no Estado, nunca se conseguiu atingir 1% de economia de energia elétrica. Confira abaixo na íntegra a nota do deputado César Halum.

Nota Oficial. N.º 402/2012 - GCH.

A imprensa do Estado do Tocantins

Em 2008, quando o Ministério de Minas e Energia retirou o Tocantins do “Horário de Verão”, foi devido ao fato que durante os anos em que vigorava no Estado, nunca conseguimos atingir 1% de economia de energia elétrica. Não obstante, há que de se considerar os custos para a população atingida anualmente e o sofrimento a ela imposto.

Segundo o Secretário Nacional de Energia Elétrica, Dr. Ildo Wilson Grüdtner, o MME não tinha a intenção de incluir o Tocantins no “Horário de Verão”, mas atendeu uma solicitação do Governo do Estado e pôde me adiantar que é impossível suspender essa medida para o ano de 2012, pois o novo horário se inicia na próxima semana e precisaríamos de tempo para reorganizar aeroportos, portos, agências bancárias e etc.

            Ficou acertado com o Secretário, que o Ministério de Minas e Energia fará uma aferição especifica do Tocantins, sobre a economia de energia neste ano, para podermos discutir a referida ação para o ano de 2013.

Trabalharei junto à bancada federal, as instituições do Tocantins e o próprio Governo do Estado na construção de um entendimento uniforme e que atenda a grande maioria do povo tocantinense.

 Vamos em frente!

Atenciosamente,

 Deputado CÉSAR HALUM (PSD/TO)

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, Combustíveis e Telefonia