Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Uma das autoras dos poemas que compõe o livro “Rio Tocantins Ilustrado”, a professora da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, Marinalva Barros, participa nesta quinta-feira, dia 18, da inauguração com lançamento do livro, no Salão de Exposições da Biblioteca Nacional de Brasília. Na cerimônia de lançamento haverá apresentação musical e declamações poéticas, uma delas será feita pela professora Marinalva. A exposição ficará em cartaz até 14 de novembro.

O projeto do livro tem pinturas do artista plástico Otoniel Fernandes Neto; fotografias de Jocenilton Santos; desenhos de Fernando Queiroz e dezenas de poemas de autores que se inspiraram no Rio Tocantins. As pinturas, desenhos e fotografias que compõem a obra foram produzidas em expedições realizadas em 2010 e 2011. Os artistas seguiram o curso do rio a partir do Lago Serra da Mesa em Goiás até as proximidades de Belém do Pará, quase 3000 km. Visitaram cidades, aldeias, povoados, portos, represas, ilhas e fazendas.

O resultado dessa missão artística pode ser conferido no livro bilíngüe em português / inglês com 144 páginas ilustradas. A antologia poética apresentada no livro tem poemas, além da professora Marinalva, de Pedro Tierra, Odir Rocha, Osmar Casagrande entre outros. A obra busca mostrar o lado belo da vida ribeirinha, oferecendo ao leitor uma lírica viagem pelo Rio Tocantins através das artes visuais e a literatura.