Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A justiça determinou que uma policial civil acusada de difamação, injúria e desacato a funcionários públicos no exercício da função deve se retratar. O pedido de desculpas está afixado no posto de saúde da quadra 1.105 Sul para servir de exemplo aos demais usuários. A escrivã teria xingado e agredido verbalmente a equipe de enfermagem quando estava sendo comunicada da falta de vacinas em uma unidade de saúde. De acordo com a ação, movida em setembro deste ano, ela chegou a dizer que “paga muito bem o salário delas (profissionais) para ficar sentadas escrevendo” e, ainda, que “naquele posto tem um bando de burras e incompetentes”.

O departamento jurídico do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) moveu um processo criminal contra a agressora. Também foi aberto um processo administrativo na Corregedoria da Polícia Civil. Na ação criminal, já na primeira audiência, diante da evidência das provas, a acusada fez uma retratação pública.

O presidente do Seet, Ismael Sabino da Luz, comemorou a decisão da justiça. “Não se pode aceitar uma falta de respeito como essa que aconteceu. O que nos preocupa é a frequência com que isso vem ocorrendo”, disse o presidente.

Porto Nacional

Em Porto Nacional a justiça condenou o acompanhante de um paciente depois dele acusar, sem provas, um enfermeiro, de ter furtado um aparelho celular no Hospital Materno Infantil Tia Dedé. A polícia foi chamada e o profissional chegou a ser revistado. “Foi um constrangimento muito grande, mas como ele era inocente o acompanhante foi condenado ao pagamento de multa cujo valor foi calculado sobre os seus rendimentos brutos. Que fique de exemplo.”, comentou o presidente.

Palmas

No Pronto Atendimento Norte, em Palmas, um enfermeiro foi acusado por uma médica do exercício ilegal da medicina. Depois da investigação a polícia comprovou que a acusação era falsa. O juiz do caso arquivou o processo contra o enfermeiro e mandou mover uma ação contra a médica, neste caso para apurar o crime de denunciação caluniosa. “Nesse caso a justiça também foi feita!”, concluiu o presidente. (Com informações da Assessoria de Imprensa)