Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Arquivo Patrimônio/FCP

Foto: Arquivo Patrimônio/FCP

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) por meio da Gerência de Patrimônio Cultural recebe a exposição de fotos e objetos “Palmas antes de Palmas: um olhar sobre o Canela” na Casa Suçuapara, localizada no Parque Cesamar na próxima terça-feira, 30, às 10 horas. O evento conta com o apoio da Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e terá a participação dos alunos da Escola Municipal Daniel Batista. A mostra continuará disponível para visitação no horário de 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

De acordo com o gerente de patrimônio cultural da FCP, Marcelo Lopes, a exposição será uma forma de promover a comunicação entre antigos moradores do povoado do Canela e a população palmense, resultando no enriquecimento cultural da Capital. “A mostra sobre o Canela antes de Palmas, demonstra a história, a cultura e o cotidiano dessa antiga localidade que hoje só existe na imaginação das pessoas, pois fisicamente está sob as águas do reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães”, explica Lopes. 

Casa Suçuapara

A Casa Suçuapara foi a primeira sede administrativa do Governo de Palmas, tombada por meio do decreto Nº 67 de 16 de março de 2005 e em seguida incorporada ao Patrimônio Cultural de Palmas. A Casa é um espaço museu que guarda e administra o acervo patrimonial e disponibiliza as fotografias e os documentos do acervo fotográfico da própria casa e dos primeiros anos de Palmas para pesquisas, sobretudo de cunho histórico.

Além das visitas no horário de expediente, a Gerência de Patrimônio Cultural desenvolve o projeto Bate-Papo Cultural, com intuito de receber alunos da rede escolar de Palmas do ensino fundamental à universidade. Nos encontros, são discutidos vários aspectos históricos de Palmas e do Tocantins, em seguida há uma visita guiada pelas dependências da Casa Suçuapara e da Casa da Cultura.