Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenna Borges

Com a chegada do período chuvoso teve início em todo o Estado o plantio de abacaxi safra 2012/2014, e prossegue até o dia 28 de fevereiro de 2013. Atualmente o Tocantins é o sétimo produtor nacional de abacaxi, da variedade pérola e colheu na safra 2011/2012 cerca de 45 milhões de frutos em uma área de 1,5 mil hectares. Devido aos bons preços, para esta safra que está iniciando, , a previsão é de aumento em torno de 10% da área plantada. O ciclo do cultivo do abacaxi varia conforme a região, as localizadas mais próximas à linha do Equador, como o Tocantins, o período é de 18 meses no cultivo de sequeiro e de 12 a14 meses no cultivo irrigado.

O produtor Leandro Simões cultiva a fruta em um lote empresarial do Projeto de Irrigação São João, no município de Porto Nacional. Entre a lavoura plantada em 2011, e o plantio iniciado neste período, serão cultivados mais de 3,3 milhões de pés de abacaxi, em 160 hectares, que serão exportados para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com Simões a expectativa é das melhores. “Já estamos pensando em abastecer o mercado para a Copa do Mundo de 2014, por isso, aumentamos a área em 70%, com relação à safra passada. Além do preço e do mercado, temos vantagens em não ter incidência de doenças e com o Projeto podemos contar com a garantia de água, independente da quantidade da área plantada”, ressalta.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, José Américo Vasconcelos, o abacaxi é um dos produtos agrícolas que exerce importante impacto sobre a geração de renda e emprego. Segundo o coordenador, o Tocantins é referência na produção de abacaxi, além de ser o único no país a ofertar o produto para o mercado interno nos meses de janeiro a março, devido o cultivo por irrigação.  “Produzimos frutas de grande aceitação no mercado, que hoje é mais exigente, faz questão de qualidade, beleza e uma produção sustentável, que exige do produtor uma capacidade de produzir sem agredir o meio ambiente”, completa.  

Condições de cultivo

Vasconcelos reforça ainda que o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento considerou todos os 139 municípios do Estado aptos ao cultivo do abacaxi, através do zoneamento agrícola de risco. “O abacaxizeiro produz melhor em locais com temperaturas mais altas, onde há chuvas constantes no ano ou como é o caso do Tocantins, pelo sistema de irrigação. A necessidade de água da planta varia ao longo do ciclo, depende do estágio de desenvolvimento e das condições de umidade do solo, por isso a cultura deve ter sempre o acompanhamento de um engenheiro agrônomo”, acrescenta. (Ascom Seagro)