Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Edson Leite

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, garantiu ao governador Siqueira Campos que será aberta uma nova licitação para a construção da ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA), no Rio Araguaia. A garantia foi dada em audiência na tarde desta terça-feira, 30, na sede do ministério, em Brasília, onde Passos recebeu comitiva de autoridades do Tocantins. “Terminada a readequação do projeto, faremos outra licitação, pois o que interessa é a obra e a série de benefícios que ela trará”, afirmou o ministro.

Conforme o que foi discutido no gabinete de Passos, o Ministério dos Transportes fará readequação do projeto que teve, por parte do Tribunal de Contas da União (TCU), recomendação de paralisação do contrato. “O caminho que o governo federal escolher para a solução desta questão com absoluta certeza será o melhor caminho. E o Estado do Tocantins está disposto a atuar no que for preciso. O que queremos mesmo é a ponte para atender a população e a classe produtora do Pará, do Tocantins e do norte do país”, afirmou o Governador Siqueira Campos, que deixou a reunião satisfeito com o comprometimento do ministro e do diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Jorge Fraxe, em garantir a obra.

De acordo com o secretário da Infraestrutura do Tocantins, Alexandre Ubaldo, que participou da audiência, a previsão do Ministério dos Transportes é de abertura da licitação ainda este ano. “Seguindo os trâmites normais provavelmente em 60 dias após a abertura ela deve ser concluída.” Ubaldo informou ainda que a licitação da obra foi feita em 20 de julho de 2010, no valor de R$ 226.002.645,96, e vencida pelo consórcio Egesa-CMT. O serviço faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e está avaliada em mais de R$ 220 milhões. Durante a audiência, Ubaldo apresentou ao ministro e ao diretor do DNIT vasta documentação como analise contratual, convênio firmado com o DNIT, relatório da ocorrência, entre outros.

A comitiva tocantinense que participou da audiência com o ministro dos Transportes foi integrada ainda pelo senador João Costa (PPL), o secretário extraordinário para Assuntos Legislativos Junto ao Congresso Nacional, Vicentinho Alves (PR), e o secretário de Representação do Governo do em Brasília, Flávio Peixoto.