Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe da Secretaria Estadual da Educação está visitando as escolas do ensino médio para esclarecer os alunos que irão fazer as provas do ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, neste sábado, 3, e domingo, 4. Com a denominação de “Enem em Ação”, os técnicos dão dicas de como fazer prova com tranqüilidade.

O Ministério da Educação orienta aos alunos que não se esqueçam de que a caneta que está sendo exigida para responder os cartões de resposta e a redação é esferográfica preta. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de resposta.

Para fazer as provas, os estudantes devem apresentar um documento de identificação pessoal, como a Carteira de Identidade, a Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação.

A diretora do Ensino Médio da Seduc, Larissa Ribeiro explicou a prova será contextualizada, por isso, os alunos devem ler revistas de atualidades e na véspera da prova, procurar realizar uma atividade de relaxamento, como assistir um filme, ler um bom livro, etc, para que no dia do exame, eles estejam mais tranqüilos para responder as questões.

Itens que poderão anular a participação do candidato no Enem: utilizar equipamentos eletrônicos, fazer qualquer espécie de consulta e deixar a sala de realização das provas antes das duas horas do início do exame.

O Enem é composto por quatro provas, com 45 questões cada uma e a redação. As provas vão começar às 13 horas.

No Tocantins, conforme a Assessoria de Comunicação do MEC, 39.803 alunos estão inscritos no Enem, no Brasil, são 5.791.290 inscritos. (Ascom Seduc)