Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Associação Cultural Chapada dos Negros (ACCN) do município de Arraias realiza oXVI Encontro Estadual de Capoeira do Sudeste do Tocantins e Nordeste de Goiás. O evento está sendo patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio de quatro projetos culturais contemplados nos Editais de Incentivo à Cultura 2011. As atividades vão até o dia 25 de novembro e envolvem oficinas de confecção de instrumentos, percussão, danças afrobrasileiras, circuito de capoeira, mostra de vídeos, exposição, artesanato, entre outros.

Os projetos premiados que integram a programação do evento são: “A Cultura como Instrumento de Valorização da Identidade e das raízes Afro-Brasileiras nas Palmas da Capoeira: O caso da Cidade de Arraias-TO - contemplado no Edital Prêmio Secult 2011, de Apoio a Pesquisa Científica para Área da Cultura. O projeto II Rua da Cultura e a Cultura de Rua: Encontro de Danças e Tradições Afro-brasileiras em Arraias Tocantins”- contemplado no Prêmio Argemiro Pereira Assunção 2011, de Apoio a Produção de Eventos Culturais. Projeto Resistência Cultural na Chapada dos Negros, contemplado no Prêmio Mestre Juvenal, de Apoio a Mestre de Cultura Popular Tradicional.

O Encontro conta ainda com apresentação de danças como a suça, canto de folia, hip-hop, roda de samba, maculelê e dança de fogo. Além de shows com os convidados Tambores do Tocantins, Trio Kãn-dinheiro (Bahia) e DJ João Neto de Brasília.