Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Técnicos da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins apresentaram neste sábado, 17, no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, trabalhos importantes que retratam as experiências vividas na área da saúde no Estado. O evento, que está acontecendo em Porto Alegre (RS) desde 14 tem encerramento previsto para este domingo.

Um dos trabalhos foi apresentado pela diretora-geral da Escola Tocantinense do SUS-TO, Linvalda Rodrigues Henriques de Araújo, que inscreveu sua dissertação de mestrado pela Fiocruz, - “Institucionalização , inovação e compartilhamento da gestão pública estadual de educação permanente no Tocantins: um projeto de intervenção”.
Ela destaca no trabalho a qualificação através do levantamento das necessidades dos profissionais que atuam nos serviços de saúde para melhorar a assistência aos usuários. Durante os estudos, ela chegou à conclusão que a identificação das necessidades deve ser feita através de formulários, reuniões de saúde, discussões com os gestores e com os próprios profissionais. Um trabalho que envolve discussões com os profissionais, com os gestores e instituições de ensino (Unitins, FT), evitando que as decisões passem a ocorrer de cima para baixo. “O sistema de saúde é para pessoas, por isso tem que ser feito com as pessoas”, diz a autora.

O outro trabalho apresentado foi o de Maria Luiza S. Freire (Malu) e Soraya Roges Jordy Sant’Ana, autoras de “A regionalização da Saúde no Tocantins”, um resgate histórico da saúde partir de 1988, abordando o processo de construção da regionalização da saúde, considerando a importância do papel do planejamento em saúde.
O estudo mostra como o estado desenvolveu esse processo de regionalização, definindo a questão no Tocantins. O estudo serviu de base para a redefinição do novo desenho das regiões da saúde o estado, inclusive está amparado pelo Dec 7508 de 2011.