Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira

Cerca de 40 artesãos estão recebendo desde a manhã desta segunda-feira, 19, o curso de capacitação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) que acontece no Centro Empresarial Sebrae, em Palmas, até sexta-feira, 23, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Sebrae. O curso integra o Plano Nacional de Capacitação para Artesãos e Multiplicadores (PNC) que está percorrendo todos os estados brasileiros visando à profissionalização dos artesãos e a melhoria na qualidade e no desenvolvimento socioeconômico do setor artesanal brasileiro.

Segundo a chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Daniela Olivo, a capacitação “contribuirá para a mudança no processo produtivo dos artesãos tocantinenses que já possuem o artesanato como sua fonte de renda”, afirmou. O multiplicador do PAB, André Ferreira, destacou que o curso qualifica a cadeia produtiva do artesanato brasileiro. “A proposta é trabalhar desde o planejamento, tipologia do artesanato até o produto final e sua comercialização. Já que a maior dificuldade do artesão é inserir seu produto no mercado”, destacou Ferreira.

Durante esta semana, os participantes receberão capacitação e orientação sobre categorias do artesanato; composto de marketing; segmentação de mercado; demandas e tendências; referências culturais e iconografia; planejamento; comportamento empreendedor e sua relevância para o artesanato; associativismo e cooperativismo; formação de preço e tributação; oratória; atendimento ao cliente; negociação; marcas; cartão de visita e placa de identificação; portfólio e vitrinismo.

PAB

O programa de artesanato brasileiro (PAB) trabalha em parceria com as Associações e afins em forma de incentivo, através de ministração de cursos de capacitação e de aprimoramentos, assim como o fornecimento de espaço dedicado ao artesanato em feiras realizadas no país, através de Emenda Parlamentar. O PAB atualmente está junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, coordenado pelo setor de Micro e Pequenas Empresas, o programa tem como visão estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do Setor Artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda.