Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Adilvan Nogueira Reunião de Cadastramento de Artesãos Mateiros Reunião de Cadastramento de Artesãos Mateiros

O Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) realiza na próxima segunda-feira, 19, a partir das 8 horas, no Centro Empresarial do Sebrae, em Palmas, uma capacitação direcionada aos artesãos do Tocantins. O curso integra o Plano Nacional de Capacitação para Artesãos e Multiplicadores (PNC) que está percorrendo todos os estados brasileiros visando a profissionalização dos artesãos e a melhoria na qualidade e no desenvolvimento socioeconômico do setor artesanal brasileiro. Nesta edição, a capacitação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Sebrae.

Com a duração de 40 horas/aula, a capacitação acontece em 5 (cinco) dias no período de 19 a 23 de novembro, das 8 horas às 18 horas e será ministrada pela instrutora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), Ivone Sousa dos Santos e do multiplicador do PAB do Estado da Bahia, André Luis Ferreira.

A metodologia aplicada no curso é vivencial e traz conteúdos como oratória e persuasão, perfil empreendedor e glossário do PAB. O projeto está em sua última etapa e além do Tocantins contemplará até o final do semestre os estados de Pernambuco, Ceará, São Paulo e Minas Gerais.

PAB

O Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) trabalha em parceria com as Associações e afins em forma de incentivo, através de ministração de cursos de capacitação e de aprimoramentos, assim como o fornecimento de espaço dedicado ao artesanato em feiras realizadas no país, através de Emenda Parlamentar. O PAB atualmente está junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, coordenado pelo setor de Micro e Pequenas Empresas, o programa tem como visão estabelecer ações conjuntas no sentido de enfrentar os desafios e potencializar as muitas oportunidades existentes para o desenvolvimento do Setor Artesanal, gerando oportunidades de trabalho e renda.