Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Jonathan Almeida da Silva Jonathan Almeida da Silva
  • Douglas Costa de Sousa

A Polícia Militar deteve dois suspeitos de ter baleado o delegado da Polícia Federal, Edward Neves Duarte na tarde desta segunda-feira, 19. O crime aconteceu, segundo informações da Polícia Militar, após uma tentativa de assalto à residência de Edward Neves na quadra 208 Sul, em Palmas. Um terceiro suspeito, que seria um menor de idade, ainda está sendo procurado pela polícia.

O delegado, que está internado no Hospital Geral Público de Palmas (HGP), foi alvejado por quatro disparos, na cabeça e no abdômen, segundo informações da PM.

O fato aconteceu na Quadra 208 Sul, em Palmas. Após o crime, os autores teriam jogado a arma em uma construção e fugiram, mas foram capturados em seguida pelas guarnições da Polícia Militar, compostas por militares do Serviço de Inteligência e de Rádio Patrulha do 1º Batalhão, com apoio de grupos da CIOE – Companhia Independente de Operações Especiais.

Jonathan Almeida da Silva – um dos suspeitos - foi abordado pelos PMs quando tentava se disfarçar sentado em um ponto de ônibus no centro da cidade. Já o segundo detido, Douglas Costa de Sousa, seguia em fuga a pé próximo ao Instituto Médico Legal (IML) quando foi alcançado. A provável arma utilizada no crime também foi localizada pelos policiais e entregue à Polícia Civil.

Segundo a Secretaria Estadual da Comunicação  do Estado do Tocantins (Secom) ao Conexão Tocantins, os suspeitos foram levados à Delegacia da Polícia Civil, que apresentou ambos à Polícia Federal. A Polícia Civil, através de equipes do Gote (Grupo de Operações Táticas Especiais), também auxilia no trabalho de investigação do caso, segundo informou a Secom. A linha de investigação adotada é com relação à tentativa de assalto.

Na nota a Secom informa ainda que o Governo do Estado lamenta o fato, espera a recuperação plena do servidor federal e coloca todo seu aparato de segurança à disposição da Polícia Federal no auxílio da elucidação do crime. Neves atuou na investigação da Operação Maet da PF que resultou no afastamento de desembargadores sob suspeita de venda de precatórios.

Veja abaixo a íntegra da nota da Secom.

NOTA

Em relação ao ocorrido com o delegado da Polícia Federal Edward Neves Duarte, o Governo do Estado informa que:

1)      Logo após o fato, a Polícia Militar deteve dois suspeitos da prática do crime. E, em seguida, mobilizou equipes em buscas nas proximidades da quadra 208 Sul e na TO-050, com objetivo de deter um terceiro elemento envolvido no caso. As operações acontecem neste momento;  

2)      Os suspeitos foram levados à Delegacia da Polícia Civil, que apresentou ambos à Polícia Federal. A Polícia Civil, através de equipes do Gote (Grupo de Operações Táticas Especiais), também auxilia no trabalho de investigação do caso;

3)      A princípio, conforme a Polícia Civil, a linha de investigação está relacionada à tentativa de assalto;

4)      A vítima foi prontamente atendida no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), onde uma equipe está a sua disposição;

O Governo do Estado lamenta o fato, espera a recuperação plena do servidor federal e coloca todo seu aparato de segurança à disposição da Polícia Federal no auxílio da elucidação do crime.

(Matéria atualizada às 19h06)