Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC por meio da Coordenação de Monitoramento publica no site da instituição o Boletim Meteorológico para o período de chuva em substituição ao boletim referente ao Período de Estiagem. Com o início das chuvas, o foco da prevenção volta a ser os alagamentos e inundações e não mais as queimadas.

O novo boletim contemplará informações importantes sobre a previsão do tempo para todo o Estado do Tocantins, contendo a previsão de chuva para até três dias, aviso meteorológico (chuvas fortes, rajadas de vento, trovoadas), comparativo entre a previsão de chuva e o registro do dia anterior, bem como a precipitação acumulada no mês.

Buscando alertar a população e minimizar problemas alguns municípios serão monitorados quanto ao nível de seus rios, são eles: Tocantinópolis e Xambioá. Nesse mesmo informe os interessados poderão ter informações sobre a vazão defluente (em m³/s) das Usinas Hidrelétricas situadas no Tocantins. O boletim é sempre encerrado com as orientações sobre o que fazer após uma enchente.