Foco de grandes embates entre moradores e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Governo Federal, o trecho da BR 010, na altura do município de Rio Sono ainda carece de reparos urgentes, além de obras de recuperação definitiva por parte do departamento. Na tarde desta quinta-feira, 29, moradores do município se encontraram com o superintendente da entidade no Tocantins, Amauri de Sousa Lima para tratar da situação que se agrava com o período chuvoso.
De acordo com o jornalista Elpídio Lopes, um dos mobilizadores do abaixo-assinado entregue a parlamentares tocantinenses do Congresso Nacional, o município de Rio Sono ainda corre um sério risco de ficar isolado por conta de uma cratera aberta na beira da estrada próximo à cidade. “Caso a estrada ceda, nós ficaremos totalmente isolados”, disse.
No entanto, mesmo com o risco iminente de desabamento, a previsão para as obras de reparos na rodovia tem previsão de início apenas em janeiro de 2013, segundo informações repassadas pelo representante do Dnit. “Ele nos recomendou que monitorássemos as obras e, caso hajam atrasos, reportar ao Denit”, ponderou Lopes.
Caso problemático
Com as obras paralisadas a cerca de seis anos, a rodovia BR 010, que corta o Tocantins de Norte a Sul, vem padecendo, ano após ano, de deficiências de gestão e descaso das autoridades. Até o ano passado havia um convênio entre o Governo Federal e o do Tocantins para as obras de manutenção da rodovia. Contudo, após denúncias de irregularidades, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou o retorno da prerrogativa para o Dnit.
A medida foi tardia para que as obras tivessem continuidade em 2012, porque foram tomadas depois da aprovação do Orçamento da União para este ano. Já para o exercício financeiro de 2013, a expectativa é que a infraestrutura da BR 010 entre na Lei Orçamentária através de emendas dos parlamentares do Tocantins. “Nós vamos entregar nosso abaixo-assinado para todos os deputados e senadores para que seja apresentada uma emenda de bancada”, explicou o jornalista.
Entretanto, mesmo que o orçamento seja garantido, a expectativa de início das obras definitivas na BR 010 é apenas para o segundo semestre do ano que vem, conforme o superintendente do Dnit.