A associação de artesãos de Porto Nacional está realizando desde o início de novembro uma série de atividades do projeto contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura no Edital de Incentivo à Cultura 2011, “Fonte Ancestral”, que consiste em oficinas artesanais e estudos direcionados à comunidade da cidade, como Artesanato e Ecologia, Arte em Buriti, Instrumentos musicais, Cerâmica e Tecelagem. A exposição com a mostra dos trabalhos acontece neste sábado, 01, no evento "Cabaça Cultural" na sede da ONG Consaude, próximo a catedral de Nossa Senhora das Mercês.
De acordo com a presidente da Associação, Brenda Kalife, o projeto tem o objetivo de valorizar as técnicas e os saberes artesanais tocantinenses. “O artesanato é um importante meio de desenvolvimento local, que trabalhado de maneira correta, não degrada a natureza e gera bons rendimentos econômicos. Além de ser uma forma de trabalho que gera saúde, tanto para o ambiente quanto para o trabalhador”, explica Brenda.
O projeto ofereceu oficinas de Tecelagem ministradas por dona Benedita Damacena, oficinas de Cerâmica ministradas por dona Romoalda Furtado, de Confecção de Tambores ministradas por Brenda Kalife e oficinas de Confecção de Móveis de Buriti ministradas por Mestre Zeca (José Fernandes).
Segundo o coordenador do projeto Nereu Cavalcanti o evento “Cabaça Cultural” além da exposição contará com apresentação musical, recital de poesia, artesanato, gastronomia e reunião da classe artística de Porto Nacional.