Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Elson Caldas

Uma equipe de Neurocirurgiões do HGPP - Hospital Geral Público de Palmas, comandada pelo neurocirurgião e coordenador da neurocirurgia do hospital, Marcio Figueiredo, realizou na manha da última sexta-feira, 30, procedimento inédito no Tocantins na paciente M. M. de 28 anos, utilizando um neurolocalizador, equipamento que auxilia na realização de cirurgia neurológica para retirada de tumores cerebrais.

Segundo o médico que realizou o procedimento, a cirurgia foi bem sucedida e durou cerca de cinco horas. A paciente será encaminhada para uma UTI - Unidade de Tratamento Intensivo, onde ficará em observação até que possa ser transferida para enfermaria.

De acordo com a descrição feita pelo neurocirurgião, o equipamento se assemelha a um aparelho de GPS, o qual realiza um mapeamento da área afetada, permitindo então a localização exata do tumor a ser retirado. “Essa exatidão diminui o tempo de cirurgia e, conseqüentemente, os danos ao paciente”, esclarece.

O equipamento foi disponibilizado pela empresa que desenvolveu essa tecnologia via solicitação da coordenação da neurocirurgia e é a primeira vez que uma cirurgia é feita com o auxilio desse equipamento no Estado. Para o neurocirurgião Marcio Figueiredo “existe um interesse do hospital em adquirir este equipamento uma vez que ele seria de suma importância na realização desse tipo de cirurgia. Hoje o Hospital Geral de Palmas tem uma demanda de 100 a 150 cirurgias, por ano, para retirada de tumores cerebrais”, ressalta.

A secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva lembra que o empenho do Governo do Estado em melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário para segurança do atendimento é constante e que, já iniciou o processo licitatório para aquisição do equipamento, “uma vez que o mesmo equipamento, de acordo com informações da Diretoria do Hospital, seria utilizado também em cirurgias ortopédicas”, disse Vanda.

O investimento com essa tecnologia seria em torno de R$ 400 mil reais.