Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Fundação Nacional de Saúde – Funasa, através da Superintendência Estadual no Tocantins (Suest/TO) promoverá na quinta-feira, 06, no município de Augustinópolis, uma Reunião Técnica Macro - Regional de Saneamento e Saúde Ambiental para prefeitos (atuais/eleitos) e técnicos dos 25 municípios localizados na Microrregião do Bico do Papagaio, extremo norte do Estado.

O objetivo do evento é repassar aos gestores e técnicos municipais a visibilidade das ações da Funasa no Estado, com relação a saneamento e saúde ambiental, termo de convênio – parcelas; prestação de contas, elaboração de projetos e pleito de recursos para 2013.

A Funasa é um órgão executivo do Ministério da Saúde, atualmente tem como áreas finalística de atuação o saneamento e saúde ambiental, é integrante do componente da infraestrutura social e urbana do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Tem como papel institucional o apoio técnico e financeiro aos municípios de até 50.000 habitantes e em áreas de interesse especial como os assentados da reforma agrária do Incra, ribeirinhos e comunidades de quilombolas.

A reunião acontecerá no auditório da Câmara Municipal, com início às 08h30min, e contará com a presença, do superintendente Estadual, Onofre Marques de Melo, representante da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS, técnicos das áreas de engenharia, saúde ambiental, Setor de Convênio, patrimônio e educação em saúde ambiental da superintendência.

Os municípios que faz parte da Microrregião do Bico são: Aguiarnópolis, Ananás, angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luninópolis, Maurilândia, Nazaré, Praia Norte, Palmeiras, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha, São Bento, São Miguel, São Sebastião, Sítio Novo e Tocantinópolis