Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos assinou na tarde desta quinta-feira, 6, em Brasília (DF), o contrato do empréstimo no valor de US$ 300 milhões com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O montante será utilizado na implementação do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável que visa estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores condições de transporte, oferta de serviços públicos e modernização da gestão.

A audiência contou com as presenças da diretora para o Brasil e América Latina do Bird, Deborah Wetzel; e da procuradora da Fazenda Nacional, Sueli Dib. Faziam parte da comitiva que acompanhou o governador a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins, Leide Mota; o senador da República, João Costa Ribeiro Filho (PPL-TO); o deputado federal, Irajá Abreu (PSD); o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto; o secretário da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo; o secretário do Planejamento, Francisco Martins de Araújo Neto; e o subprocurador da República aposentado, Dr. Nóbrega.

Ao todo, com a contrapartida do Governo Estadual, o projeto vai disponibilizar US$ 375 milhões para a restauração de 2,6 mil pontos críticos. O objetivo do Governo é priorizar a melhoria de estradas vicinais, a construção de pontes, de bueiros e de serviços de drenagem. Além disso, outros 1,6 mil quilômetros de rodovias devem ser pavimentados.

As obras do PDRIS vão beneficiar 300 mil pessoas de 72 municípios do Tocantins. Uma das principais intenções do Governo é melhorar o sistema logístico do Estado para facilitar o escoamento da produção. (Secom)