Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Memorial da Coluna Prestes, projeto do arquiteto na Praça dos Girassóis

Memorial da Coluna Prestes, projeto do arquiteto na Praça dos Girassóis Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya Memorial da Coluna Prestes, projeto do arquiteto na Praça dos Girassóis Memorial da Coluna Prestes, projeto do arquiteto na Praça dos Girassóis

Ao tomar conhecimento do falecimento do arquiteto Oscar Niemeyer na noites desta última quarta-feira, 5, o governador Siqueira Campos divulgou nota na qual afirma que o Brasil se despediu de “um homem que revolucionou a arquitetura moderna, mas que deve ser lembrado também por sua sabedoria e sentimentos humanitário e de solidariedade como poucos”.

“Ao Brasil e ao mundo, deixa legado magnífico com seu trabalho, as suas obras belas e funcionais que influenciaram e revolucionaram a arquitetura e o paisagismo no planeta. Ao Tocantins, deixou sua marca, uma obra de arte que orgulha todo o povo: o Memorial Coluna Prestes, que ele cedeu a Palmas e ao Estado, um magnífico presente a esta capital”, afirmou o governador.

O projeto do memorial, inaugurado em 5 de outubro de 2001, foi doado por Niemeyer. O monumento fica na Praça dos Girassóis e na entrada há o "Cavaleiro da Luz", escultura do artista plástico Maurício Bentes que representa Luiz Carlos Prestes. “É motivo de orgulho para o Tocantins ter uma obra desse gênio. E há outra marca dele no Estado: na rodovia Coluna Prestes (TO-050), na divisa do Tocantins com Goiás, em Arraias, há o monumento que ele também presenteou o Estado”, complementou o Governador.

Ao falar de Niemeyer, Siqueira Campos disse remeter na memória os melhores momentos da juventude, quando era office boy de Luiz Carlos Prestes e, nos anos de 1945 e 1946 conviveu com o arquiteto. “Era um homem sábio, que primava pela simplicidade, sentimento humanitário e de solidariedade. Ele sempre visitava Prestes, com [Candido] Portinari, Jorge Amado, entre outros. Ser humano ameno, amigo. Seus ensinamentos deram direcionamento à minha vida. Dizem que era comunista, mas, na verdade, era prestista. Prestes era o ídolo dele”, lembrou. “Coloco-me de luto como se fosse alguém da própria família. O Tocantins, de luto, reverencia a obra deste grande homem, do grande ser humano e artista esplendoroso chamado Oscar Niemeyer”, finalizou.

Nota do Governador Siqueira Campos

"Nos anos de 45 e 46, como office boy de Luiz Carlos Prestes, convivi com Oscar Niemeyer, um homem sábio, que primava pela simplicidade, sentimento humanitário e de solidariedade como poucos. Seus ensinamentos deram direcionamento à minha vida. Ao Brasil e ao mundo, deixa um legado magnífico com seu trabalho, as suas obras belas e funcionais que influenciaram e revolucionaram a arquitetura e o paisagismo no planeta...

Ao Tocantins, deixou sua marca, uma obra de arte que orgulha todo o povo:  o Memorial Coluna Prestes, que ele cedeu a Palmas e ao Estado, um magnífico presente a esta capital.

Coloco-me de luto como se fosse alguém da própria família. O Tocantins, de luto, reverencia a obra deste grande homem, do grande ser humano e artista esplendoroso chamado Oscar Niemeyer." (Secom)