Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Marcelo Les

Foto: Marcelo Les

Acontecem nessa quarta e quinta-feira, 12 e 13, as últimas apresentações do projeto “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro”, da Associação Viva Música, às 17h30, no Museu Palacinho. O espetáculo musical é gratuito, no horário do pôr do sol.

O repertório traz canções eternizadas pelo Mestre do Choro, como “Rosa”, “Os Oito Batutas”, “Chorei”, “Ele e Eu”, “Atencioso” e “Vou Vivendo”, interpretado pelo Grupo Reminiscências com participação especial da cantora Beatriz Trabulsi. De acordo com o maestro Bruno Barreto, presidente da Associação Viva Música, o objetivo é fomentar e divulgar a produção musical instrumental brasileira.

Estas apresentações compõem a segunda etapa do projeto, que já ofereceu dois concertos na semana passada. A primeira etapa foi realizada nos dias 22 e 23 de março, com quatro sessões no Memorial Coluna Prestes.

Projeto

O projeto cultural “Pixinguinha e Os Oito Batutas: Uma viagem pelo mundo do Choro” foi selecionado na chamada Petrobras Cultural - Múltiplas Expressões, da empresa Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Governo Federal. O projeto tocantinense é um dos 15 vencedores em todo o Brasil, sendo o único da região Norte do País. Há ainda o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins (Sectur), Superintendência de Comunicação e Pró-Reitoria de Extensão da UFT (Proex).

Associação Viva Música

A Associação Viva Música, integrada pelo Grupo Reminiscências, tem como principal premissa o estudo e divulgação do choro e gêneros musicais afins, através da realização de concertos e recitais didáticos. Em sua atuação, o grupo busca divulgar o repertório de compositores e grupos musicais renomados, a exemplo de Pixinguinha, Jacob do bandolim, Waldir Azevedo, dentre outros.