Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Acontece na  próxima quinta-feira, 13  às 20h, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha,  em Gurupi, o espetáculo de Dança  Jiquitaia, do  Grupo Balé Folclórico do Carmo.

A peça  apresentará  a origem  e a tradição  da festa popular   de Nossa Senhora do Rosário, com o ritmo alegre da dança  das taieiras, congos, dançadeiras de tambor, e dos personagens desta  festa, o rei e a rainha,  os “caretas “e os” sagrados foliões”. 

A  estreia da Jiquitaia ocorreu  no último dia 10, em Monte do Carmo, posteriormente, no Teatro Fernanda Monte Negro em Palmas.  E  leva ao palco 12 bailarinos e 4 músicos.

Segundo  Maykel Araújo, diretor e coreografo do Balé Folclórico do Carmo, a ideia do espetáculo é mexer com o intimo através de três pontos, a fé, a dor e principalmente a alegria através de um caldeirão de cultura popular do Tocantins.

Na oportunidade será apresentado  o resultado da pesquisa, O Tocantins na Escola: Um estudo sobre a integração da Cultura Popular Local nas vivências pedagógicas da escola pública de Monte do Carmo (TO)