Acontece na próxima quinta-feira, 13 às 20h, no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha, em Gurupi, o espetáculo de Dança Jiquitaia, do Grupo Balé Folclórico do Carmo.
A peça apresentará a origem e a tradição da festa popular de Nossa Senhora do Rosário, com o ritmo alegre da dança das taieiras, congos, dançadeiras de tambor, e dos personagens desta festa, o rei e a rainha, os “caretas “e os” sagrados foliões”.
A estreia da Jiquitaia ocorreu no último dia 10, em Monte do Carmo, posteriormente, no Teatro Fernanda Monte Negro em Palmas. E leva ao palco 12 bailarinos e 4 músicos.
Segundo Maykel Araújo, diretor e coreografo do Balé Folclórico do Carmo, a ideia do espetáculo é mexer com o intimo através de três pontos, a fé, a dor e principalmente a alegria através de um caldeirão de cultura popular do Tocantins.
Na oportunidade será apresentado o resultado da pesquisa, O Tocantins na Escola: Um estudo sobre a integração da Cultura Popular Local nas vivências pedagógicas da escola pública de Monte do Carmo (TO)