Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Dando sequencia às ações de combate a criminalidade no campo e visando manter a paz e acabar com conflitos por posse de terras no norte do Estado, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Conflitos Agrários com apoio da Delegacia Regional de Araguaína, deflagrou, na madrugada da última quarta-feira, 12, mais uma etapa da Operação Ouro Verde

Nesta nova fase da operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Araguaína, Santa Fé do Araguaia e em assentamentos na zona rural de Santa Fé. Na oportunidade, três pessoas foram presas e armas de fogo foram apreendidas.

A operação foi iniciada às 4h e contou com a participação de seis delegados e uma equipe de mais de 10 agentes, sob o comando da delegada titular da Delegacia Estadual de Conflitos Agrários,  Gladys Graciela Cury, que, na oportunidade, teve o apoio da delegada regional de Araguaína Verônica Tereza Costa.

Segundo informações da delegada Gladys, existe há algum tempo uma disputa intensa pela posse das terras da Fazenda Mata Grande em Santa Fé, sendo que um grupo de assentados já invadiu a propriedade em algumas oportunidades, travando violentos conflitos com os proprietários e a polícia, que resultaram em um saldo de oito tentativas de homicídio no local.

A operação foi encerrada por volta das dez horas da manhã e todas as pessoas presas foram conduzidas ao 1º DP de Araguaína onde foram autuadas em flagrante por porte de arma e formação de quadrilha sendo, então, encaminhadas à Casa de Prisão Provisória – CPPA do município onde permanecerão a disposição do poder judiciário.

De acordo com a delegada Verônica, as ações da operação Ouro Verde serão intensificadas no intuito de prender todos os envolvidos nos conflitos agrários e acabar com as disputas por terras na região de Santa Fé do Araguaia.