Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), abre inscrições, a partir da próxima semana, para a terceira turma do Programa de Residência Médica - o único do Estado. A Residência Médica equivale a um curso de especialização e a seleção é aberta a candidatos que tenham concluído graduação em Medicina - ou que irão concluir até a data de matrícula - e que tenham situação regularizada junto ao Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO).

São oferecidas 27 vagas, com direito a bolsa, sendo seis vagas para Clínica Médica, seis para Cirurgia Geral (ficando uma delas reservada para o Serviço Militar), quatro para Ginecologia e Obstetrícia, seis para Pediatria, duas para Medicina de Família e Comunidade, duas para Anestesiologia, uma para Cirurgia Vascular e duas para Nefrologia.

O Programa tem duração entre dois e três anos e é realizado prioritariamente nas unidades de saúde pública estaduais e municipais de Palmas. O treinamento em serviço é cumprido em regime de tempo integral e plantões, totalizando 60 horas semanais e perfazendo um total de 2.880 horas anuais. A coordenação acadêmica técnico-pedagógica cabe à UFT e a gestão administrativa dos serviços de saúde à Secretaria Estadual da Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.

Para o coordenador do curso de Medicina da UFT, professor Itágores Hoffman I, a Residência Médica é fundamental para a saúde pública do Estado, pois estabelece-se como uma ferramenta a mais para fixação do profissional médico no Tocantins. "Até dois anos atrás, os médicos que aqui se formavam não tinham essa possibilidade, e muitos, vindos de outras regiões para cursar sua graduação, iam embora para então se especializar. O Tocantins ganha muito com a fixação desses profissionais", explica.

Seleção

As inscrições, que devem ser feitas exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Seleção da UFT (Copese) – http://www.copese.uft.edu.br -  têm início às 10h de 17 de dezembro e seguem até as 23h59 de 13 de janeiro de 2013.

A seleção terá uma primeira fase em 27 de janeiro, com aplicação de prova escrita e objetiva. E uma segunda fase, de caráter apenas classificatório, onde serão realizadas uma prova prática (apenas para as especialidades de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade e Pediatria) e análise e arguição curricular (para todos).

O resultado final tem data provável de divulgação em 21 de fevereiro e a residência tem início em 1º de março. Todas as informações estão disponíveis em edital publicado também no site da Copese.