Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Sensibilizados com a baixa de estoque na Hemorrede Tocantins doadores voluntários de sangue de Miracema Tocantins compareceram no último sábado, 15, no  Hemóvel, unidade móvel da Hemorrede, instalada na cidade, para realizar a doação voluntária de sangue.

A ida do Hemóvel para o município pela primeira vez chamou a atenção dos doadores, e incentivou outras pessoas a exercer o gesto de solidariedade. Foi o que motivou o morador, Jônair F. da Silva, que doou pela primeira vez, para ele, o ato de cidadania falou mais alto. “Sempre tive vontade de doar, mas ficava adiando. Agora, com a vinda do Hemóvel para a cidade me incentivou, por isso resolvi fazer isso, pois não sabemos o dia que iremos precisar e ajudar a salvar vidas é muito bom”.

Outra pessoa que não mediu esforços foi Carmem Lúcia Ferreira, ela que já é doadora não se esquece de exercer esse gesto de solidariedade, e compareceu no local para incentivar as pessoas que ainda carregam o mito que impede exercer esse ato solidário.

Entre tensão e brincadeiras o professor de música, Edgar Alberto B. de Sousa, se encorajou para realizar a doação e pediu aos miracemenses para fazer o mesmo. “Muitas pessoas têm preconceito e medo, mas eu como cidadão sei a importância desse gesto. Por isso, aproveitei a vinda da unidade móvel para nossa cidade e realizei a doação, que com poucos minutos tive a certeza de que pelo menos quatro pessoas poderão ajudar”, destaca.

Exemplo de cidadania veio também da senhora, Maria Raquel Viera, que há 20 anos é doadora, os cabelos grisalhos dela não impediram que continuasse ajudando a Hemorrede a manter seu estoque. “Eu estou feliz em poder ajudar alguém. Minha alegria não tem comparação, pois a realização desse gesto me faz feliz, pois sempre gostei de ajudar as pessoas”.

Para a coordenadora de captação do Hemocentro coordenador de Palmas, Denis Rodrigues, é importante que as pessoas tenham essa consciência e ajude o próximo com esse gesto de amor. Ela lembra também, que é importante as pessoas antes de saírem de férias comparecer em uma das unidades da Hemorrede Tocantins, para realizar a doação voluntária de sangue.

A ação ocorrida em Miracema Tocantins aconteceu em parceria com a Associação Ação Social Jesus de Nazaré, por meio do projeto de integração social Dom João José Burke, que realizou a quarta etapa da campanha “Boa ação: porque salvar vida é uma boa!”.

Critérios para doação

Pode doar sangue qualquer pessoa saudável, com idade compreendida entre 16 e 67 anos, com peso superior a 50 kg. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um período mínimo de dois meses de intervalo entre uma doação e outra. A doação por parte das mulheres deverá manter um intervalo de três meses. Os menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhado pelos pais ou responsável legal.

O Hemocentro alerta os candidatos à doação para que levem documento oficial de identificação com foto.

Parcerias

Instituições que se interessarem em desenvolver algum tipo de parceria com o Hemocentro, para intensificar a doação de sangue podem entrar em contato com uma das unidades da Hemorrede Tocantins: Araguaína, Augustinópolis, Gurupi,  Palmas, Porto Nacional