Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Durante a cerimônia de entrega dos certificados a 4.100 estudantes do Pronatec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o governador Siqueira Campos agradeceu a presidente Dilma Rousseff todo o apoio dado ao Tocantins e aproveitou para solicitar mais investimentos em projetos que viabilizem o desenvolvimento do Estado. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, em Palmas.

Entre as ações do Governo Federal as quais o governador agradeceu estão as parcerias na área da saúde, com investimentos na ordem de R$ 60 milhões que, segundo Siqueira, “possibilitarão o melhor atendimento da clientela que é formada pela população mais carente, viabilizando o aumento salarial dos médicos e a ampliação da Rede Cegonha, reduzindo assim os índices de mortalidade de mulheres e crianças durante o trabalho de parto”, destacou.

Ainda segundo o governador, o Governo Federal tem atendido, na medida do possível, as solicitações do Tocantins, principalmente no que tange a educação, onde 40% dos alunos da rede pública estadual estudam em regime de tempo integral. “Estes investimentos nos ajuda a preparar o Estado e o Brasil para a paz, capacitando e ocupando nossas crianças e jovens”, enfatizou, solicitando a construção de mais moradias para a população carente.

Ainda na área da educação, o governador agradeceu a ampliação dos números de vagas do Pronatec, que a partir do ano que vem atenderá 39 mil alunos em todo o Estado. “Além disso, temos a garantia de mais R$ 100 milhões para construção de novas escolas e reformas das já existentes”, afirmou o governador.

Em suas solicitações Siqueira Campos solicitou à presidente que olhe para o Centro-Norte do Brasil, que segundo ele “é o corredor do desenvolvimento”. Neste cenário, pediu a construção das eclusas, a duplicação da BR-153 e a conclusão da Ferrovia Norte Sul. “Todas estas obras nos livrarão da miséria, da pobreza e da fome, dando-nos sustentabilidade e concretizando a expectativa para que se concretize o sonho de ver o Tocantins como o grande corredor produtivo nacional”, disse, solicitando ainda a redução das taxas de impostos.

A presidente afirmou-se feliz com as parcerias realizadas com o Tocantins e garatiu que os investimentos na educação continuarão. “Vamos continuar a investir na educação, porque com ela construiremos o futuro de nossa nação. Neste sentido, vamos ampliar o acesso à educação profissional, pois nos assegura os trabalhadores que nosso mercado precisa”, afirmou, acrescentando que em 2013 trabalhará para continuar baixando os juros, os impostos e as tarifas. 

Sobre a solicitação de moradias, feita pelo governador Siqueira Campos, a presidente informou que o Governo Federal irá investir mais no programa Minha Casa Minha Vida. “A moradia é a segurança das pessoas. Este ano comemoramos a construção de um milhão de casas pelo programa. Queremos fechar 2014 com 3,4 milhões de casas em todo o País, e dentro destas, iremos impulsionar a construção de casas no Tocantins, como forma de valorizar as pessoas que são o maior bem do Brasil”, garantiu.

Formatura

A escolha da presidente em vir ao Tocantins para prestigiar a formatura, entre os mais de 23 mil estudantes que se formaram hoje em todo o Brasil, se deu pelo fato do Estado deter 20% das vagas preenchidas nos nove cursos oferecidos pelo programa. Em todo o Estado são 5.265 alunos, distribuídos em 122 municípios, 169 escolas, sendo 11 em aldeias com 300 alunos indígenas.

O formando do curso de Avicultura, da cidade de Pugmil, Venâncio Carneiro Ribeiro, que recebeu o diploma das mãos da presidente, afirmou que o curso contribuiu muito para seu crescimento. “Receber um conhecimento adequado é muito bom para todos nós jovens, pois nos possibilita arrumar melhores empregos, após o término do ensino médio”, disse acrescentando que a empregabilidade vem com as noções de empreendedorismo que a formação aplica.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com o Sistema S. É desenvolvido pelo MEC – Ministério da Educação e o Senar - Sistema Nacional de Aprendizagem Rural/ CNA – Confederação Nacional da Agricultura. 

No Estado são oferecidos os cursos de Horticultura, Fruticultura, Sistema de Beneficiamento de Mandioca, Sistema de Irrigação, Avicultura, Artesanato de Biojóias, Assistente em ênfase em Administração Rural, Condutor Ambiental Local, Bovinocultura de Corte e de Leite.

Discurso do Governador durante a cerimônia

Senhora Presidente,

É com muita honra e alegria que recebemos vossa excelência nesse momento histórico de sua primeira visita ao nosso Estado como presidente do Brasil. Seja muito bem vinda ao Tocantins, centro geodésico do País e grande fronteira energética, mineral e do agronegócio brasileiro. Terra dos girassóis, de Theotônio Segurado e palco da histórica Coluna Prestes.

Sua encantadora e forte presença é um belo e rico presente!

Presente de especial significado nesta semana que antecede ao natal. Vossa excelência vem brindar aos mais valiosos dos bens, a sabedoria e o conhecimento, diplomando cinco mil jovens no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Programa do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Não se trata de um simples programa, mas sim da demonstração inequívoca da prática intergovernamental e da colaboração dos entes federados com vigorosa parceria da CNA - Confederação Nacional da Agricultura, comandada com grande brilhantismo e competência pela senadora Kátia Abreu.

O espírito da república que reúne cidadãos e poderes constituídos para promover a paz e o desenvolvimento.

Refazendo o ditado popular, digo que: “a gratidão gera afeição”. Somos gratos e externamos o nosso afeto a seu governo e aos colaboradores de vossa excelência.

Somos gratos pelas parcerias nas áreas da saúde, pelo aumento do teto de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, no valor de sessenta milhões de reais/ano. E a inclusão das oito regiões de saúde do Estado na Rede Cegonha, que diminuirá sensivelmente a mortalidade materno-infantil.

Somos gratos pelas parcerias na infraestrutura, para a moradia e, sobretudo, para a educação.

Com o apoio do Governo Federal, através do Ministério da Educação, quarenta por cento dos estudantes do ensino fundamental do Tocantins são atendidos pelo ensino de tempo integral no programa “Mais Educação”.

Somos gratos pela aprovação de mais trinta e nove mil vagas no Pronatec para o ano que se aproxima.

Somos gratos, ainda, pelos mais de 100 milhões de reais investidos na construção de escolas de tempo integral, escolas indígenas, ampliações e outros benefícios. Por isso, os nossos agradecimentos: obrigado ministro Aloizio Mercadante, obrigado presidente Dilma Rousseff!

Nós, tocantinenses, somos um povo ousado e muito trabalhador. Somos o Estado da livre iniciativa e da justiça social. Por isso, lutamos pelo que sonhamos e acreditamos.
Não queremos fazer parte do país que vive do conflito das riquezas que não nos faltam, se apequenando nas queixas e lamentações.

Se não temos hoje trem-bala, grandes arenas para o mundial de futebol e para as Olimpíadas, com certeza teremos em um futuro bem próximo.

Com este sentimento maior, o Tocantins propõe à querida e respeitada mãe do PAC, a concepção de um novo filho: o PAC do Centro-Norte, abrigando os grandes projetos de infraestrutura nos seus diversos modais, com um novo e majestoso corredor Centro-Norte de integração e exportação.

Gostaríamos, com o PAC Centro-Norte, oferecer e sugerir propostas, entre elas, a construção das eclusas de Lajeado e Estreito, viabilizando a hidrovia do Tocantins, a concessão do aeroporto de Araguaína para investidores da área público-privada, a duplicação da BR-153, a nossa Belém-Brasília, bem como a conclusão das Ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste.

São projetos estruturantes que nos livrarão das amarras da miséria, da fome, da violência e do analfabetismo, alicerçando o caminho para o desenvolvimento responsável, com sustentabilidade, justiça social e oportunidades para todos.

O nosso povo tem enorme expectativa para que isso se concretize, consolidando o Centro-Norte do País como o grande corredor da integração nacional, produção e exportação.

Senhora presidente, hoje o Tocantins é um Estado exportador de energia elétrica, mas infelizmente o nosso povo sofre com uma das mais altas tarifas do País.

Por isso, mais que um pacto partidário, nos move o sentimento de cidadão, de republicano, de brasileiro, por um pacto federativo, reconhecendo o acerto e apoiando integralmente a obstinada decisão de vossa excelência em reduzir o valor das tarifas de energia elétrica em todo o País.

Presidente, essa não é a posição apenas do Governador, mas – tenha certeza – é o anseio de todo o povo tocantinense.

Sentimos que podemos dar uma contribuição maior à nação brasileira, falta-nos resolver o grave problema da falta de moradia, de infraestrutura, mas, a nosso favor conta a inteligência, a visão estratégica e o carinho com que a presidente Dilma vem tratando o nosso povo, com o seu jeito de governar arrojado e estratégico, firme, porém justo.

Que deus abençoe o Governo de vossa excelência, presidente Dilma.

Muito obrigado.