Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Claudio Frascari

A posse do novo presidente da Unirg, o professor e advogado, Antônio Sávio Nascimento Barbalho, foi realizada na tarde desta quinta-feira, 03, no Centro Administrativo da Instituição.

A solenidade foi aberta pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira. A mesa também foi composta pelo reitor do Centro Universitário Unirg,  MSc. Alexandre Dias, o presidente da Associação de Professores Universitários de Gurupi (Apug), José Carlos de Freitas, o presidente da Associação dos Servidores da Fundação Unirg, Ronaldo Soares Victor, o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Arlan Araújo, o presidente da Câmara dos Vereadores e professor José Carlos Ribeiro da Silva, o presidente da OAB, Subseção de Gurupi, Alberi César, a então presidente da Fundação Unirg, Dulce Maria Pimenta Furlan, a vice-prefeita Dolores Nunes e a deputada Josi Nunes, dentre outras autoridades.  

Após a abertura o procurador geral do município, Thiago Benfica discorreu sobre o decreto de posse e o prefeito Laurez Moreira leu a declaração.

No seu discurso, o presidente Sávio Barbalho, que assume a Fundação Unirg de 2013 a 2016, falou sobre a alegria do ato de respeito à democracia. “Hoje era para eu estar aqui numa solenidade de prestação de contas do meu mandato. Mas por outro lado, como isso não foi concretizado, estamos agora começando uma nova jornada”, disse Barbalho.

“Agradeço ao prefeito Laurez por ter me escolhido, cumprindo o desejo da comunidade acadêmica que me elegeu democraticamente. Essa escolha respeita os anseios, não apenas de mudanças para a Unirg, mas para toda a sociedade. Espero corresponder a confiança em mim depositada”, completou o presidente que em seguida agradeceu às três categorias que representam a Instituição: acadêmicos, professores e servidores.

Sávio ainda relatou que a sua gestão será transparente e tem como medidas combater o empreguismo e os atos de corrupção, dentre outros favorecimentos.

“Agradeço o termo de compromisso firmado pelo atual prefeito. A Unirg só tem futuro se for autônoma e esse momento não poderia ser melhor”, disse o presidente da Apug, José Carlos de Freitas.

Conforme o presidente da Asaunirg, Ronaldo Soares, para que haja uma boa gestão é preciso ter planejamento, respeito, diálogo e a participação de todos. “A presença do Sávio neste cargo significa legalidade, seriedade com o dinheiro público e recuperação da auto-estima. Esse grande desafio será enfrentado por todos nós”, mencionou.

“Esta é a consolidação de um ato democrático, que por forças adversas foi prorrogado por mais de dois anos. Esse é apenas o início de uma nova era para a UnirG”, frisou o presidente do DCE, Arlan Araújo.

Em seu discurso o prefeito de Gurupi agradeceu a Drª Dulce Furlan pela condução do trabalho de transição. “Ela tem competência e condição para exercer qualquer cargo no nosso município” e, continuou “esse é um momento de alegria em dar posse a uma pessoa escolhida democraticamente pela Instituição. Queremos fazer a melhor gestão, buscando a qualidade do ensino. Evidente que vamos enfrentar barreiras, mas que serão enfrentadas com todos fazendo sua parte. A nossa missão é fazer da Unirg um cartão postal, sendo referência no norte do país”, afirmou Laurez Moreira.

Sávio Barbalho foi o primeiro presidente eleito do Centro Universitário Unirg. Realizada em 2010, a eleição contou com a participação de acadêmicos, professores e servidores. A gestão municipal da época não deu posse a Barbalho.

Perfil do presidente

Sávio Barbalho é natural da cidade Teresina (PI), formou-se em Direito no ano de 1992, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich), onde também cursou especialização em Direito Civil e Processual Civil. Em 1995 ingressou como docente no curso de Direito da Unirg.

Foi suplente de deputado estadual e de vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Assumiu o mandato de Vereador na Câmara Municipal de Gurupi (TO), por 4 meses no ano 2008. Atuou como presidente do Conselho Curador da Fundação Unirg, gestão 2009/2010 e é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB TO, Subseção Gurupi, TO. (Ascom Unirg)