Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Após fazer um levantamento detalhado de como se encontram as  instalações do Centro Cultural Mauro Cunha, localizado na Avenida Maranhão, no centro de Gurupi, a secretária municipal de Cultura, Zenaide Dias da Costa disse que ficou estarrecida quando constatou a situação de abandono em que aquele local se encontrava. 

Em tempo de chuvas, o local sofre com as goteiras por toda a parte.  Nem o gabinete da gestora da pasta escapou dos inúmeros problemas ali existentes devido a falta de manutenção. 

De acordo com Zenaide, muitos equipamentos e móveis do Centro Cultural estão quebrados ou se encontram sucateados.  A maioria sequer tem condições de reparos. O sistema de climatização do salão principal não funciona direito. As instalações elétricas estão precárias e as portas de algumas salas e dos dois banheiros precisam ser consertadas e colocadas fechaduras novas. A maioria dos ventiladores apresenta defeito. 

Na lateral do Centro Cultural que fica na Rua 02, parte do muro onde existe um jardim despencou e como não foi o que pode facilitar a entrada de vândalos naquele local. 

Biblioteca

Na entrada principal da Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro,  que funciona anexo ao Centro Cultural, a fechadura da porta quebrou e a solução que encontraram para resolver o problema foi  colocar um pedaço de pau para  trancar a porta. Os dois banheiros da biblioteca também estão quebrados, sendo que um está com um buraco no teto. Apesar de terem sido instalados aparelhos, não existe climatização na biblioteca, o que tem gerado muita reclamação por parte dos usuários, principalmente, no período da tarde, quando aumenta a sensação de calor naquele local. O acervo de livros está defasado e numa parta da biblioteca o que se vê é um depósito de livros que se amontoam pelo chão.

Histórico

Inaugurado em 14 de novembro de 1998, na gestão do então prefeito Tadeu Gonçalves, o Centro Cultural Mauro Cunha até hoje não foi totalmente concluído. Falta ainda construir o Teatro Municipal que teria capacidade para 300 pessoas. O local que era para ser o teatro funciona como um grande depósito de móveis quebrados, sucatas e outras tantas quinquilharias de várias secretarias. Ali também estão amontoadas várias cadeiras e mesas, adquiridas pela prefeitura, no ano passado,   com recursos do Governo Federal e que eram para equipar a  creche do município no Setor Jardins dos Buritis. No entanto, a poeira toma conta desses móveis.