Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Antonio Gonçalves

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 09, no Paço Municipal, o prefeito Carlos Amastha (PP) ouviu as reivindicações, perspectivas e propostas dos produtores rurais através de presidentes de associações e federações rurais de Palmas. Os produtores aproveitaram o encontro para sugerir ao gestor nomes de pessoas que eles gostariam de ver à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Também participaram da reunião o deputado estadual, Wanderley Barbosa (PEN) e o vereador Marilon Barbosa.

O prefeito abriu a reunião agradecendo o apoio que os produtores rurais de Palmas têm dado à sua gestão. “Estamos aqui graças a vocês que acreditaram e tiveram vontade política para fazer uma grande mudança nesta capital. E estão aqui hoje para contribuir de forma efetiva com estas transformações que acredito serão para o bem de todos vocês”, frisou Amastha.

De acordo com Amastha o objetivo do encontro “é levantar as demandas de cada associação” para isto foi dada a palavra a cada presidente de associação e federação rural presente no auditório. “Não estamos com pressa, temos que ouvir estas pessoas pois é a vida delas que desejamos melhorar”, afirmou o prefeito.

Amastha continuou a reunião falando da importância da implementação de políticas públicas sérias em prol do desenvolvimento sustentável nas regiões rurais de Palmas. “Todos nós sabemos do enorme potencial de geração de renda e qualidade de vida que nossas comunidades rurais possuem. É preciso agora dar aos produtores condições reais para que seus projetos de crescimento ordenado sejam colocados em prática”, explicou o prefeito.

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Cabra de Palmas, Adão Rocha Rego, falou das dificuldades encontradas pelo setor. “É preciso repensar a missão, o papel, a política e o orçamento da Secretaria Municipal de Agricultura. Só assim será possível dar as condições necessárias para que esta tão sonhada transformação no campo aconteça. É preciso que o gestor desta Pasta tenha condições de trabalho para que atenda às necessidades da coletividade rural e implante projetos em longo prazo que façam a diferença em nossas vidas”.

Dentre os nomes apresentados pelos produtores para gerir a Secretaria Municipal de Agricultura destacam-se Pastor Neymar, Pastor Israel, Roberto Campos, Eurijan Martins e Antonildo do Mel. De acordo com Amastha o nome do secretário será anunciado na próxima segunda-feira, 14. “Vamos dar ao escolhido uma semana para preparar um plano de trabalho e apresentar aos produtores que serão responsáveis por referendar esta escolha”, finalizou o prefeito.

Palmas conta com 32 associações de Produtores Rurais e quatro federações ligadas à categoria. Também estava presente no encontro o representante da Federação dos Feirantes do Tocantins.

Reivindicações

Durante o encontro com o prefeito, os produtores rurais solicitaram disponibilização de maquinários agrícolas aos produtores, melhorias nas estradas, assistência técnica e a comercialização de seus produtos alimentícios a fim de que sejam adquiridos para a merenda escolar. (Secom Palmas)