A reforma administrativa que será feita pelo governo estadual aguarda apenas o retorno do governador Siqueira Campos (PSDB) para ser anunciada, segundo informações ao Conexão Tocantins. Os secretários finalizam levantamento financeiro das pastas para apresentarem ao governo.
Uma das mudanças previstas é a junção das pastas da cultura e esporte na Secretaria da Educação comandada por Danilo de Melo Sousa. Questionado pelo Conexão Tocantins nesta quinta-feira, 17, sobre esta possibilidade ele ponderou que não vê restrição caso isso ocorra. “Nós já trabalhamos junto com o esporte e a Cultura em alguns projetos. Nós não temos restrição a nenhuma mudança”, disse o secretário.
O secretário conta que aguarda o governador determinar quais serão as alterações na pasta. “Acho que a princípio estamos aguardando decisão do governador”, disse completando que já conversou com Siqueira sobre o assunto.
A expectativa cogitada, mas ainda não confirmada pelo governo, é que a pasta da cultura que foi recriada nesta gestão retorne para a Educação permanecendo a Fundação Cultural como autarquia da área. Kátia Rocha atualmente comanda a pasta e a Fundação.Já a área do Esporte também seria desmembrada da Juventude e integraria a Seduc.
A Juventude deverá ir para a Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social (Setas).
Diretorias Regionais
Danilo confirmou porém que as diretorias regionais de ensino passarão por alteração na função. “ As diretorias serão as grandes articuladoras da formação dos profissionais da Educação. O consenso é que as DREs tem que ter vocação mais pedagógica na formação do professor”, explica. Segundo ele, a sugestão para a mudança foram dos próprios diretores e o assunto foi discutido também com o governador.