Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoverá no dia 4 de fevereiro um seminários de capacitação de técnicos e profissionais do setor agropecuário para estimular a elaboração de projetos para a implantação de práticas de ambientalíssimo sustentável nas propriedades rurais. A intenção do seminário é criar propostas que viabilize a obtenção de financiamento do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

O programa que foi lançado em 2010 pelo Governo Federal, disponibiliza linhas de crédito para estimular a adoção das melhores técnicas de produção nas fazendas brasileiras. Para a safra 2012/2013, estão disponíveis R$ 3,4 bilhões dentro do programa, com juros de 5% ao ano. Com estes recursos, os produtores poderão implantar em suas propriedades técnicas de agricultura sustentável.

Com o Projeto ABC Capacitação, a CNA pretende estimular a adesão cada vez maior de produtores rurais à adoção de técnicas de produção sustentável nas propriedades rurais brasileiras. Neste contexto, a apresentação de um projeto viável para a implantação destas práticas é um dos principais requisitos para a obtenção de financiamento do Programa ABC junto aos bancos e por isso os técnicos devem passar por uma capacitação.

 O seminário contará com uma turma de 30 técnicos, 20 da Ruraltins e 10 Banco do Brasil e será  ministrado por instrutores do Banco do Brasil.