Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Prefeitos do Tocantins manifestam apoio e defendem a proposta de estabelecer com o Governo do Estado uma relação de cooperação construída através de parcerias. Durante entrega de tablets e computadores portáteis, entre outros equipamentos, em Gurupi, na última sexta-feira, 18, o prefeito Laurez Moreira (PSB), afirmou que confia no Governo do Tocantins e quer manter a relação institucional entre a prefeitura e a administração estadual.

A importância de parcerias com o Governo também foi expressa por outros prefeitos da região Sul do Estado, e é uma sinalização que coincide com a proposta do Governo em atuar junto com as Prefeituras para ações administrativas que vão beneficiar os municípios.  “Não é obrigação do Estado tapar buracos nos municípios, nem fazer doação de móveis, de instrumentos musicais e computadores. Mas o Governo do Tocantins está apoiando Gurupi. É importante dizer isso para que se saiba que há comprometimento da Prefeitura e também do Governo”, disse Laurez. O Governo do Estado se comprometeu a iniciar já em fevereiro, junto com a Prefeitura, uma operação para recuperação da malha viária da cidade.

O Governo do Estado anunciou também a construção do Hospital Geral de Gurupi (HGG), do Centro de Especialidades e de duas escolas de tempo integral, em áreas doadas pelo Município. “Estaremos juntos para resolver os problemas. O que der para o Estado fazer, vamos agradecer. O que não der, vamos entender”, disse o prefeito de Gurupi.

A prefeita de Peixe, Neila Pereira dos Santos, que recebeu do governo do Estado instrumentos para a fanfarra, afirmou que Tocantins tem hoje uma política de atuação conjunta entre Estado e municípios. “Quem ganha com essa união é o cidadão. Estado e prefeitura, juntos, somam esforços para superar as dificuldades que atravessam economicamente e, por outro lado, conseguem implementar ações que visam melhorar a condição de vida do povo tocantinense”, declarou.

 Ao citar que em Jaú do Tocantins não há estrutura para ações de educação para o trânsito, o prefeito Onassys Moreira Costa, disse que quer solução para esse e outros problemas. O referido município e outros 15 da região Sul do Estado assinaram nesta sexta-feira, 18, Termo de Cooperação com o Governo do Estado para a implantação de um programa para educação no trânsito.

 O prefeito de São Salvador, Charles Evilácio, registrou que tem boas expectativas quanto ao Governo do Tocantins. Ele cita a pavimentação de estradas e apoio ao turismo como parte das demandas que ele acredita que o Estado poderá ajudar. “Sem os governos federal e estadual os municípios não têm condições”, disse o prefeito.

Também participaram da solenidade em Gurupi os prefeitos José Rodrigues da Silva (Aliança do Tocantins), José Gomes (Cariri), Fernandes Rodrigues (Figueirópolis), José George Wached Neto (Alvorada), Nélio Rodrigues Lopes de Araújo (Dueré), Valdemar Ribeiro de Castro (Sucupira) e Fábio Pereira Vaz (Palmeirópolis).

Repercussão

Presentes na solenidade, os deputados estaduais Josi Nunes e Ricardo Ayres destacaram como “fundamental” e “positiva” a ação do governo em prol dos municípios. Para Josi Nunes, a iniciativa prova que, independente de siglas partidárias, é possível realizar trabalho em conjunto entre União, Estado e municípios. “É fundamental a integração entre os governos federal, estadual e municípios. No Tocantins vemos isso e fico muito feliz em participar de um evento desse porte com tantos benefícios para Gurupi, região e que se estendem para todo Estado”, disse.

A deputada elogiou os anúncios feitos pelo Estado em construir em Gurupi duas escolas de tempo integral, um hospital geral e um centro de especialidades em saúde. “Gurupi ganhará muito com esses benefícios, que vão de encontro às necessidades da população”, disse.

Já Ricardo Ayres ressaltou que a parceria entre Estado e municípios será vital para o Tocantins se desenvolver. “Um Estado para se desenvolver ele precisa que os entes públicos trabalhem juntos, ou seja, caminhem de mãos dadas. Esses esforços, tanto do Estado quanto das prefeituras, vão propiciar que as políticas cheguem aos cidadãos necessitados. O Governo do Estado está de parabéns por implementar essa política de atendimento aos municípios em diversos setores”, comentou.

 Governo do Estado

Em Gurupi, representando a governadora em exercício e presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Jacqueline Adorno, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, disse que o Governo do Estado não pode estar ausente nos municípios e que as parcerias vão acontecer. “Somos parceiros nas ações administrativas e esse será um ano produtivo para o Governo e para as Prefeituras”, disse o secretário.

 Eduardo Siqueira exemplificou as parcerias ao citar que os Termos de Cooperação para a implantação de um programa para educação no trânsito, assinados em Gurupi entre o Governo do Estado e 16 municípios da região Sul do Estado, serão firmados com todos os municípios tocantinenses. O secretário também disse que o Governo vai adquirir, através de financiamento, 220 patrulhas mecanizadas para atender Muncipios e assentamentos. “O Governo do Estado vai fazer isso de braços dados com os prefeitos”, registrou.

 Vários secretários de Estado compuseram a comitiva do Governo do Estado em Gurupi. Para Eduardo, a presença dos auxiliares diretos do governador Siqueira Campos demonstra a intenção e a vontade do Governo em se associar aos municípios. (Ascom SRI)