Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

O projeto piloto para prática da pesca amadora no Estado tem como principal foco a sustentabilidade econômica e social da população. Foi assim que o presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Paulo Massuia, classificou esta ação durante o lançamento que foi realizado nesta segunda-feira, 28, na sala de reuniões da SIC – Secretaria Estadual da Indústria e do Comércio.  

“Vamos começar pela região do Cantão, mas a ideia é levar para outras regiões do Estado, nessa primeira etapa iremos envolver toda a comunidade para captação de sugestões para elaboração do plano de ações. Capacitar guias de turismo, barqueiros, buscar parceiros financeiros para execução do projeto que irá transformar a realidade da região”, destaca Massuia.

O presidente da Anepe – Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, Hélcio Honda, que também faz parte da diretoria da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo destacou a iniciativa do Governo do Estado em buscar parcerias para a implantação deste projeto de pesca e lembrou que para funcionar é necessário que seja duradouro, estratégico e sustentável. “Temos que promover a inclusão social da comunidade local, principalmente quanto à geração de renda”, ressaltou Honda.

O coordenador do projeto na SIC, Anderson Santana, explica que as primeiras reuniões com segmentos organizados na região do Cantão já estão acontecendo. “A primeira fase já começou e agora vamos reunir parceiros com ideias para que possamos apresentar um plano de ações na Agrotins 2013, ou seja, um modelo de como irá funcionar a pesca esportiva no Estado”, diz Anderson.

O empresário de Porto Nacional, Adélio Ferreira, que possui uma loja de artigos para pesca e equipamentos náuticos e que também promove torneios regionais de pesca esportiva no Tocantins, elogiou a iniciativa da Adtur. “Este projeto é excelente, pois irá divulgar a região e beneficiar diretamente a comunidade e os empresários que trabalham com o setor turístico”, destaca Ferreira, já pensando na organização do torneio de pesca que pretende organizar este ano.

Participaram desta reunião empresários do segmento turístico do Estado, entidades ligadas a esportes náuticos, representantes de órgãos, instituições e entidades ligadas à aquicultura. (Ascom SIC)