Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Emerson Silva

Técnicos estiveram no Jalapão na última semana, percorrendo a área e atrativos e, principalmente, analisando in loco a viabilidade de continuidade de construção da TO-030, trecho Novo Acordo a São Félix. A implantação da rodovia é a principal obra do Programa de Desenvolvimento do Turismo-Prodetur, financiamento pleiteado pelo Governo do Estado num total de U$ 120 milhões. “Uma estrada indutora do desenvolvimento do Jalapão”, afirmou Bruno Nadalutti, executivo do setor público do escritório da CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina no Brasil, e participante da Missão de Avaliação do Prodetur.

Os executivos foram acompanhados pela presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), Adriana Ramos, vice-governador Tom Lyra, o presidente do Prodivino, Isamar Ribeiro e engenheiros da Agência de Transportes e Máquinas. Também na comitiva a responsável pelo Prodetur no Tocantins, geógrafa Maria Antonia Valadares e o Assessor Jurídico do Prodetur, Paulo Leniman e do turismólogo do Naturatins, Marcelo Henrique Rodrigues.

A pavimentação asfáltica da TO 030 deve ser o marco impulsionador do fluxo turístico e econômico do Jalapão, diz a presidente Adriana Ramos, facilitando o transporte e acesso às comunidades locais e viabilizando o ordenamento do Pólo Turístico. Quem acreditou no sucesso do turismo no Jalapão já está tendo retorno como o empresário Lúcio Flavo Marini, que está inaugurando em breve o “Ecolodge Catedral do Jalapão”, construído nos moldes de safári ecológico internacional; e o dono do camping e restaurante “Beira da Mata”, Emivaldo Rufo, em Mateiros, ambientado em área ambientalmente correta e já operando com agências de turismo parceiras. A presidente da Adtur considerou muito importante a presença de empresários da “Reaja Jalapão”-Rede de Empresários de Turismo no Jalapão, que se deslocaram para interagir com a Missão.

O prefeito de São Félix, Marlon Rodrigues acompanhou a expedição em todo o trajeto a partir de Novo Acordo e levou a Missão de Avaliação do Prodetur a conhecer o local onde vai ser implantado o Parque Ecológico do Alecrim, com construção da Orla às margens do rio Novo e o Fervedouro do Alecrim, que receberá acesso padronizado. Os dois atrativos estão na relação de obras de infraestrutura turística e de equipamentos no Prodetur referente ao Jalapão, além do acesso às Dunas, do projeto de ecoturismo de base comunitária nas comunidades quilombolas do Prata e Mumbuca. Também contempladas a sinalização indicativa e turística, o Programa de Qualificação dos empreendimentos e serviços turísticos.

O presidente do Naturatins, Stalin Beze Bucar Junior, recepcionou os executivos e representantes do Governo no Centro de Atendimento ao Turista,em Mateiros. Sua equipe apresentou videodocumentário sobre Unidades de Conservação no Jalapão e sobre a Rede Jalapão, que fomenta o empreendedorismo regional com artigos nativos. O Naturatins, a Semades, o Prodivino, Agetrans, Secretarias da Fazenda, de Representação do Governo em Brasília, de Planejamento e Modernização da Gestão Pública são órgãos governamentais diretamente ligadas ao Prodetur.

Na sexta-feira, dia 8, após quatro dias de trabalho, a Missão de Avaliação do Prodetur se reuniu na Secretaria Estadual da Fazenda para o fechamento dos trabalhos. Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF e do Governo do Tocantins assinaram a Ata da Missão encarregada de avaliar o Prodetur. A assinatura contou com a presença dos integrantes da Missão, de técnicos e da presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Adriana Ramos, além  do secretário da Fazenda, Marcelo Olímpio. O documento tem a finalidade deixar registrado entre as partes um diagnóstico do que foi visto, analisado e diagnosticado pela Missão em relação ao Prodetur. De acordo com o representante da CAF no Brasil, Bruno Nadalutti, foi bastante produtivo o trabalho da missão executado no Tocantins. “Permitiu que pudéssemos visualizar os caminhos a serem trilhados pelo Prodetur Tocantins”, adiantou ele, acrescentando que “a próxima etapa é a apresentação de alguns documentos por parte do Governo, a fim de que possamos dar seguimento aos demais processos”. 

Já a presidente Adriana Ramos agradeceu o empenho dos integrantes e da equipe da Adtur e da missão em prol do Turismo do Estado. Segundo ela, o Prodetur vai trazer o fortalecimento aos projetos do Governo, especialmente os que visam incentivar o Turismo. “A união de forças aqui representada nessa missão de avaliação é um salto para colocar o nosso Turismo em um patamar de concorrência com os grandes exemplos de desenvolvimento econômico e social e, principalmente, ao fortalecimento da atividade turística”, disse. 

 Missão

Chefiada pelo diretor representante do escritório da CAF no Brasil, Victor Rico, teve agenda diversificada, incluindo desde a abertura da Missão, na manhã do dia 5 último, no gabinete do Governador, prosseguindo com viagem aos pólos a serem beneficiados pelo Prodetur: Palmas, Cantão e Jalapão. Além de Rico, contou com os seguintes profissionais:  Bruno Nadalutti, Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil;  SintiaYanes, executiva principal de  Meio Ambiente;  Julian Suarez, executivo principal  de Projetos-Região Sul;  Santiago Caballero, executivo de Projetos-Região Sul e Christian Dunkerley, engenheiro da CAF. 

Entidades parceiras

Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur)

Secretaria de Representação do Estado em Brasília

Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans)

Secretaria da Fazenda

Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública

Naturatins

Prodivino 

Equipe CAF

Victor Rico - Diretor Representante do Escritório da CAF no Brasil

Bruno Nadalutti - Executivo Setor Público do Escritório da CAF no Brasil

SintiaYanes- Executiva Principal Meio Ambiente

Julian Suarez – Executivo Principal Projetos Região Sul

Santiago Caballero - Executivo Projetos Região Sul

Monica Lopez Valiente-Executiva especialista em estradas