Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Atual representante do Tocantins no programa Jovem Parlamento Brasileiro (JPB), a gurupiense Natália Barreto Passos foi recebida, durante a tarde desta quarta-feira, 30, pelo secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, com quem conversou sobre a possível realização do 1º Fórum Nacional da Frente Parlamentar Jovem, projeto de autoria dela. O resultado do encontro foi o estabelecimento da parceria entre a notável tocantinense e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que pretende inserir o evento nas atividades da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) 2013, prevista para ocorrer entre os dias 26 de junho e 06 de julho, em Palmas.

Segundo a própria jovem parlamentar, o encontro com o secretário atingiu todas as expectativas que ela havia criado. “Na verdade, eu vim à Seduc para resolver umas pendências, e logo me disseram que o secretário Danilo queria conversar comigo. Eu cheguei a gelar, pois não esperava o encontro. Mas, tudo saiu bem do jeito que eu imaginei, pois sempre ouvi falar que ele entende os jovens e dá apoio a todos nós. Ter a aprovação dele para um projeto que criei e ainda por cima ser convidada a colocá-lo em prática na Flit é algo ótimo, já que a Feira é conhecida até fora do País e vai ajudar a divulgar as ações da frente jovem parlamentar. O secretário me ofereceu apoio total e será maravilhoso ter os outros 77 jovens parlamentares brasileiros aqui no Tocantins, o meu estado, e poder apresentar a eles todas as nossas riquezas que eles me disseram que querem tanto conhecer”, afirmou Natália, que fica à frente do cargo até setembro deste ano, quando haverá a escolha de uma nova parlamentar.

Após revelar que sempre foi estimulada em casa a se interessar por política, Natália não nega que voltou outra pessoa após a experiência que viveu em Brasília, ao frequentar a Câmara dos Deputados por cinco dias. “Quando eu fui aprovada para ser a jovem parlamentar do Tocantins, eu não acreditei, fiquei meio aérea, e terminei indo sem ter tanta consciência do que era o programa, só tendo como certeza a vontade de representar o meu estado da melhor maneira possível. Por isto, quando cheguei por lá, procurei aprender ao máximo, me dedicar para aprender tudo o que podia, e o meu gosto pela política ajudou muito neste sentido; e muito disto eu devo ao meu pai, que sempre me apresentou a política como algo importante, que deveríamos conhecer bem. No último dia na Câmara, eu já estava mais madura, e fiz a proposta do 1º Fórum, que foi aclamada e aprovada por manifesto de todos os outros participantes. Esta experiência mudou o rumo da minha vida; agora, eu tenho certeza que quero estudar Ciências políticas e seria egoísmo meu não dividir este aprendizado com os demais jovens que, muitas vezes, só conhecem a política que é apresentada na televisão, que é muito menor do que ela de fato representa, pois é a política que movimenta todo o País”, disse a jovem de 18 anos. 

Governo dando voz aos jovens tocantinenses

Empolgado pela clareza das ideias e a maturidade da representante tocantinense, Danilo de Melo ressaltou que jovens com tamanho potencial devem sempre ser ouvidos e apoiados, e o Governo do Estado segue esta postura. “Existe todo um preconceito contra os jovens; tem quem diga que eles são baderneiros, irresponsáveis. Mas a realidade é outra; a juventude tem cabeça no lugar, é criativa e proativa. A Natália é prova disto e ajuda a superarmos este preconceito. Por isto o governador Siqueira Campos quer criar uma agenda de encontro entre todos os jovens de destaque do Tocantins, tanto os da área política, como a própria Natália, quanto os das esportivas, da matemática, da língua portuguesa. A proposta do governador é fazer com que esta juventude tocantinense possa discutir, com uma determinada periodicidade, temas diferentes, apresentar os pensamentos que têm; por isto vamos sempre apoiá-los”, destacou o secretário. 

Parlamento Jovem Brasileiro

Uma iniciativa da Câmara dos Deputados, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), conforme o próprio site do programa é “uma oportunidade para que jovens cidadãos brasileiros possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho dos deputados federais”.  Desta maneira, ainda de acordo com o portal, “após a sessão de instalação e posse dos jovens parlamentares, estes elegem sua Mesa Diretora. Os trabalhos têm início com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores. Os estudantes, assim, simulam todas as etapas do processo legislativo”.

Ainda segundo o site do PJB, a primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 613 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. Desde a edição de ano passado (2011), além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo também podem participar”. (Ascom Seduc)