Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Gurupi, visitou na tarde da última terça-feira, 29, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a fim de conhecer o tele centro que foi inaugurado e a estrutura da instituição. O intuito é firmar parcerias para os cursos do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

De acordo com a interlocutora do PSAI, Simone Brito, a reunião teve como objetivo estreitar as parcerias com a instituição, além de elaborar estratégias que reforcem o apoio à inclusão de pessoas com deficiência nos cursos do Pronatec, por meio do programa bolsa formação viver sem limites, desenvolvido entre parceria do Governo Federal com o Senai.

A gerente do Senai Gurupi, Núbia Almeida destaca que a Apae ficou satisfeita e interessada nos cursos de Informática (Virtual Vision) para deficientes visuais, padeiro e costureiro industrial. Todos os cursos propostos serão realizados na Apae.

O encontro contou ainda com a presença da Diretora da Apae Gurupi, Deusemir Pereira da Silva e com o Diretor do centro de reabilitação Ana Gabriela, Carlos Augusto Vieira dias.

PSAI

O Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), desenvolvido com sucesso pelo Senai Nacional desde 1999, estabelece amplo atendimento a educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais.  O PSAI objetiva incluir nos cursos do Senai, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, requalificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos. O Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente Raça, Etnia, Gênero e Idosos (REGI). (Ascom Senai)